Muitos acreditam que o cálcio seria um grande vilão na formação de cálculos renais. Isso surgiu basicamente porque mais de 80% dos cálculos possuem cálcio em sua composição, a maioria deles de oxalato de cálcio (saiba mais). Isso seria verdade ou um mito? Será que diminuir o consumo de alimentos ricos em cálcio se traduz em menor formação de cálculos de rim?
A resposta não é óbvia. E muitos especialistas acabam orientando de forma equivocada seus pacientes. Infelizmente acontece e vemos isso todos os dias. “Pare de beber leite, e pare de comer queijo” – dizem alguns médicos, inclusive já ouvi de urologistas. Vamos ao estudo do metabolismo que nos trará a resposta.
Ao consumirmos cálcio, ele se une ao oxalato presente no trato intestinal e é eliminado junto com ele pois esse conjunto se torna inabsorvível pelo intestino. Por outro lado, o oxalato livre já presente no intestino, se não tiver o cálcio para se ligar, é absorvido ao sangue e deste é filtrado e eliminado na urina. Ou seja, se consumimos cálcio, a consequência final é menos oxalato na urina. Se consumimos menos cálcio, há maior excreção de oxalato na urina.
Acontece que esse oxalato que está na urina é muito “carente”. Ele ama o cálcio. E se junto à qualquer partícula de cálcio na urina, mesmo que o cálcio esteja em menor concentração nesse local. Assim surgem cálculos de oxalato de cálcio. Ou seja, em resumo, na maior parte das pessoas, se você restringir a ingesta de cálcio, o risco de formação de cálculos de oxalato de cálcio aumenta.
Isso já foi comprovado cientificamente, não é apenas uma suposição. Em post futuro comentaremos mais sobre o cálcio e outros benefícios. Logicamente, isso não significa que devemos comer cálcio em excesso. A recomendação atual é do consumo de 1,2g de cálcio diariamente. Isso equivaleria a 2 copos e meio de leite de cabra, ou 3 copos de iogurte natural, ou 4 copos de leite. Mesclar a dieta é o segredo.
Você conhecia a fundo esse aspecto do metabolismo do cálcio? Se não sabia e gostou, ou se tem algum conhecido que deveria saber e não sabe, encaminhe este artigo a ele e compartilhe o conhecimento.
Se você está em busca de um urologista que preze por um atendimento ético e humanizado, agende já uma consulta comigo – Contato.
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Quer ler mais sobre assuntos relacionados a Urologia, Saúde e Produtividade?
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde