No blog de hoje o Dr. Giovanni Marchini aborda imrpotantes cuidados com a próstata em tempos de Covid-19 e o que você deve fazer para preservar a sua saúde.
Próstata Características, funções e cuidados
➡ A próstata é uma glândula que está localizada logo abaixo da bexiga. A uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo, sai da bexiga e passa por seu interior.
➡ A próstata merece atenção especial pois existem doenças importantes associadas a ela. Os homens precisam ficar atentos ao surgimento de doenças como a hiperplasia prostática benigna (HPB), a prostatite (infecção da glândula), e o próprio câncer de próstata, por exemplo. 👨⚕ Na próxima parte do post, falaremos dessas principais doenças e entraremos em detalhes importantes que você precisa saber.
✅ Os exames que avaliam a saúde da próstata são:
🔹 Toque retal: como fica logo atrás do reto, é possível palpar a próstata num simples exame feito no próprio consultório, sob anestesia local. Ajuda a identificar aumento da glândula e nódulos suspeitos na mesma.
🔹 PSA: uma coleta de sangue avalia a quantidade dessa molécula no organismo. Se estiver alta, é sinal de alarme. O urologista deve ser o responsável pela interpretação anual desse exame.
🔹 Ultrassom: geralmente é realizado quando os dois exames anteriores apresentam irregularidades ou quando existe dúvida sobre o real tamanho da próstata.
🔹 Biópsia: se existe suspeita de câncer, seja pela elevação do PSA ou por achado no toque retal, é solicitado um procedimento sob sedação para que pequenos fragmentos da glândula sejam coletados para uma análise mais aprofundada.
🔹 Ressonância: nos últimos anos, a ressonância multiparamétrica surgiu como aliada em casos de dúvida diagnóstica, ajudando a identificar possíveis áreas suspeitas dentro da próstata.
Conheça as 3 principais doenças da próstata
➡ A próstata é uma glândula e faz parte do aparelho reprodutor humano. Ela fica abaixo da bexiga e acima do reto, abraçando a primeira porção da uretra. É recomendado o início dos exames de prevenção de doenças da próstata a partir dos 50 anos. Já se o indivíduo tiver parente de primeiro grau com câncer de próstata ou for da raça negra, a recomendação é para se iniciar esse rastreamento com 45 anos.
➡As principais doenças que atingem a próstata são:
🔹 Hiperplasia prostática benigna (HPB): É caracterizada pelo aumento benigno da próstata. Pode provocar estreitamento da uretra, resultando em dificuldade de micção (insuficiência urinária). Afeta cerca de 50% dos homens acima dos 50 anos e 80% acima dos 80 anos de idade. Próstatas não tão crescidas mas com muito componente muscular podem também apertar o canal da urina e gerar sintomas miccionais. A HPB é detectada na conversa do urologista com o indivíduo, e não pode ser avaliada apenas por exames.
🔹 Prostatite: É a inflamação da próstata, podendo ser causada por diversos fatores. A prostatite é mais comum nos homens entre os 30 e 50 anos de idade. Prostatites infecciosas são mais graves e podem demandar tratamento com antibiótico por longos períodos.
🔹 Câncer de próstata: Este tipo de câncer é muito comum entre os homens após os 60 anos e a grande maioria dos casos evolui silenciosamente sem causar sintomas até que haja disseminação da doença. Por isso a importância da realização anual do PSA e exame de toque retal.
➡ Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e realizar exames anuais preventivos.
O Coronavírus (Covid-19) tem relação com Hiperplasia da Próstata?
➡A hiperplasia prostática benigna, também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos e está diretamente ligada ao processo de envelhecimento, presença de hormônios sexuais e fatores genéticos.
➡ Entre os sintomas estão: redução do jato urinário, esforço para iniciar a micção, gotejamento terminal, micção intermitente com jato entrecortado, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, e necessidade de urinar várias vezes à noite.
➡ A HPB pode predispor à infecção urinária, especialmente em diabéticos, podendo se associar a uma infecção na próstata, que é chamada prostatite, o que eleva as taxas de complicações.
⚠️ A HPB não predispõe o paciente diretamente à infecção por Covid-19. Entretanto, como a HPB acontece em idades mais avançadas, justamente na população de maior risco para infecção grave pelo Covid-19, será comum encontrarmos essa associação, sem relação causal.
⚠️ A HPB, sobretudo em associação com outras doenças, estando ou não relacionadas, se não tratada, pode potencializar os riscos do paciente que padece de qualquer situação de enfermidade, inclusive a do Covid-19. Não deixe de tratar a HPB neste momento tão importante.
✅ Siga às recomendações do Ministério da Saúde, e cuide de sua saúde!
Se você está em busca de um urologista que preze por um atendimento ético e humanizado, agende já uma consulta comigo – Contato. 📌Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde
Lição bem recebida e percebida. Estarei atento Dr. Giovanni na evolução ou aparecimento de qualquer sintoma para de imediato entrar em contacto consigo por esta via sobretudo agora que estamos confinamento acometidos pela covid 19 nao podemos pensar na deslocação física.
Perfeito!