Neste post comentarei sobre os principais tumores tratados pelo urologista. O objetivo é trazer uma infirmação concisa para que você adquira conhecimento e não deixe sua atenção se desviar daquilo que realmente importa no longo prazo. Vamos lá:
CÂNCER DE PRÓSTATA
➡ A próstata é uma glândula que está localizada logo abaixo da bexiga (como na imagem). A uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo, sai da bexiga e passa por seu interior.
➡ A próstata merece atenção especial pois existem doenças importantes associadas a ela. Os homens precisam ficar atentos ao surgimento de doenças como a hiperplasia prostática benigna (HPB), a prostatite (infecção da glândula), e o próprio câncer de próstata, por exemplo.
➡ Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma urinário. Quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
➡ Para investigar a existência do câncer de próstata, são feitos basicamente 2 ou 3 exames iniciais. Lembrando que todo homem acima de 50 anos deve passar por essa rotina:
➡️ Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata, procurando por nódulos. É um exame incômodo, porém indolor.
➡️ Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
➡️ Biópsia: se existe suspeita de câncer, seja pela elevação do PSA ou por achado no toque retal, é solicitado um procedimento sob sedação para que pequenos fragmentos da glândula sejam coletados para uma análise mais aprofundada.
✅ O tratamento do câncer de próstata é feito de acordo com cada caso. Apenas uma análise minuciosa poderá diagnosticar o estágio em que a doença se encontra e definir a melhor forma de tratá-la. A cirurgia robótica é de grande valor nessa fase. O rastreamento descrito permite diagnóstico precoce e altas chances de cura. Já se a doença for diagnosticada em fase avançada, a chance de cura é bem menor.
CÂNCER DE BEXIGA
➡ Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de bexiga estão na faixa etária acima dos 55 anos. De forma geral, a chance dos homens terem câncer de bexiga é de cerca de 1 em 27, enquanto para as mulheres é de cerca de 1 em 89. É o urologista que trata de tal doença tanto em homens como em mulheres.
➡ O câncer de bexiga é uma doença silenciosa, que na fase inicial evolui sem apresentar sinais e sintomas. Mas, com o passar do tempo e com a progressão do carcinoma, podem surgir alguns sintomas como:
➡️ Presença de sangue na urina, resultante do rompimento de vasos sanguíneos no interior da massa tumoral ou da própria mucosa da bexiga;
➡️ A irritação da bexiga pode ser manifestada por sensação de ardor, urgência e vontade incontrolável de urinar;
➡️ Em casos mais avançados podem surgir dores pélvicas, dor ou sangramento retal resultante da infiltração do reto, e inchaço das pernas provocado por comprometimento dos linfonodos pélvicos;
✅ As opções de tratamento vão depender do grau de evolução da doença. Por isso é importante efetuar um checkup sempre para manter a sua saúde! Se o diagnóstico é feito na fase inicial, o tratamento endoscópico pelo canal da urina pode resolver o problema sem necessidade de cirurgias maiores.
CÂNCER DE RIM
➡ O câncer de rim acomete os homens mais do que nas mulheres e normalmente atinge indivíduos entre 55 e 75 anos de idade. Há várias especificidades de câncer de rim, o mais frequente é o carcinoma renal de células claras (70% a 90% dos casos), que se origina no tubo contorcido proximal, onde ocorre a purificação do sangue.
➡ Essa neoplasia pode acometer estruturas em volta do rim e conceber tumores em várias partes do corpo (metástase), mas dificilmente atinge os dois rins ao mesmo tempo.
➡ Os principais fatores de risco são mutações genéticas hereditárias, tabagismo, obesidade e pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise.
➡ Para ser feito o diagnóstico é necessário realizar alguns exames principais que são: ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética, podendo realizar biópsia do tumor para confirmação em casos selecionados.
➡ Cerca de 70% dos tumores renais hoje são diagnosticados em sua forma assintomática, como achado incidental de exames realizados por outros motivos. O tratamento do câncer renal depende do tamanho do tumor e se há metástase ou não.
✅ Quando a doença está apenas no rim, o tratamento é feito com a cirurgia de retirada parcial ou total do rim.Nessa situação, possuem alta chance de cura com cirurgia. Técnicas de vídeo e robótica são as mais empregadas, com alta eficácia.
✅ Entretanto, quando a doença já se apresenta com metástases, o protocolo de tratamento é mais severo. Em muitos casos o objetivo do tratamento é frear o avanço da doença. Combina-se imunoterapia com cirurgia.
✅ É fundamental o tratamento conjunto com especialistas de outras áreas, como oncologista, urologista e nefrologista. Cuide-se!
CÂNCER DE PÊNIS
➡ O câncer de pênis é um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens.
➡ A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande do pênis.
➡ Os principais sinais e sintomas do câncer de pênis são feridas ou úlcera persistente. Além desses sintomas, podem aparecer, também:
➡️Nódulo endurecido (tumoração) na glande (cabeça do pênis);
➡️Tumoração na pele que cobre a cabeça do pênis;
➡️Tumoração no corpo do pênis;
➡️Secreção branca (esmegma);
➡️Aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.
➡ No surgimento de qualquer uma dessas manifestações clínicas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para evitar possíveis complicações.
✅ O tratamento do câncer de pênis é feito de acordo com cada caso. Apenas uma análise minuciosa poderá diagnosticar o estágio em que a doença se encontra e definir a melhor forma de tratá-la. Em geral combina-se tratamento cirúrgico com algum tipo de rádio ou quimioterapia.
CÂNCER DE TESTÍCULO
➡ A grande preocupação com o câncer de testículo consiste no fato de ser a neoplasia maligna mais frequente em homens entre 20 e 40 anos, período de plena atividade produtiva e reprodutiva. O testículo é a maior fonte de testosterona nos homens, sendo responsável pela manutenção da libido (desejo sexual), e pela produção dos espermatozoides – fertilidade masculina.
➡ O quadro clínico caracteriza-se por rápido aumento do volume testicular ou pela presença de nódulo testicular indolor à palpação. Vejam: em geral não há dor! E a tumoração dobra de tamanho a cada mês. Existem também outros problemas associados ao aumento do volume testicular, como as infecções, (orquiepididimites), hidrocele, torção testicular, hérnias inguinoscrotais e cistos de epidídimo. Essas costumam dar dor!
➡ Ainda não existem métodos de prevenção do câncer de testículo, mas apalpação dos testículos e os sintomas apresentados podem auxiliar no diagnóstico precoce. Por isso, é importante realizar o autoexame uma vez por mês, logo após tomar um banho quente. A temperatura da água é importante, pois o calor relaxa o escroto e facilita a verificação de qualquer mudança de tamanho, sensibilidade ou anormalidade.
✅ Na dúvida, marque imediatamente uma avaliação. O tratamento precoce aumenta as chances de cura. O testículo é um órgão muito protegido de substâncias que chegam pelo sangue, um santuário. Por isso o tratamento quase sempre inclui cirurgia para remoção do nódulo ou testículo. A depender do caso, uma cirurgia rápida pode resolver. Em casos mais avançados, a cirurgia deve ser combinada com medicamentos.
CÂNCER DE ADRENAL / SUPRARENAL
➡ As adrenais ou suprarrenais são glândulas localizadas acima dos rins. São divididas em três camadas, cada uma com a importante função na produção de hormônios como adrenalina, noradrenalina, cortisol, aldosterona e hormônios sexuais.
➡ Os sintomas causados pelo câncer de suprarrenal são devido aos hormônios produzidos pelo tumor ou à pressão que o tumor exerce em outros órgãos ao crescerem.
➡ Em crianças, os sintomas são mais frequentemente causados pelos andrógenos (hormônios masculinos) que o tumor pode produzir. Por exemplo, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais.
➡ Em adultos, os sintomas devido ao aumento da produção dos hormônios sexuais são menos visíveis, porque eles já passaram pela puberdade, têm glândulas mamárias maiores e pelos no corpo. Os adultos não apresentam sintomas devido ao aumento da produção desses hormônios, até que o tumor comece a pressionar órgãos adjacentes. Mas existem casos de hipertensão secundária pelo tumor.
➡ Por isso é recomendado que as pessoas efetuem um checkup da sua saúde de, pelo mesmo, de ano em ano. Os nódulos ou tumores de suprarrenais são facilmente vistos em exames de ultrassonografia, tomografia e ressonância.
✅ O tratamento consiste em cirurgia, geralmente por vídeo ou robô, associada ou não a algum medicamento de acordo com o tipo de tumor urológico encontrado.
📌 Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde