A dor nas costa é uma uma das queixas mais comuns no consultório do médico urologista. A famosa dor nas costas perto dos arcos costais (“costela”). Mas também é queixa muito comum no consultório do ortopedista, neurologista, e até mesmo do cirurgião geral. Então quando devo procurar um urologista para dor nas costas?
Vamos do princípio: a dor lombar realmente pode ter origem renal mas pode ser desencadeado por problemas de coluna, musculares, intestinais, gástricos, pancreáticos, entre outros. Apesar de nos valermos de exames complementares para fazermos o diagnóstico mais acurado, como o próprio nome diz, são complementares. Complementares pois complementam o raciocínio iniciado com a anamnese e exame físico. E como é o quadro clínico da pedra de rim?
Os sintomas dos cálculos renais podem variar, desde casos sem nenhum sintoma, até sinais como sangue na urina, dor lombar e náuseas. Entretanto temos como diferenciar o quadro de cálculo renal dos diagnósticos outros, ditos diferenciais; quando o quadro é de rim mesmo, temos:
1- dor lombar: na cólica renal, a dor costuma ser em cólica, muito intensa, início abrupto. Pode doer a região lombar mas esta pode irradiar para a parte anterior do abdome. Se não apresentar essas características, as chances de ser uma dor de origem renal é menor.
2- fatores desencadeantes: na cólica renal, a dor tem início abrupto e não tem relação com posição do corpo ou movimentação. Dor que piora com movimento costuma ser de coluna ou osteomuscular. Inclusive dói mesmo com leve palpação da musculatura paravertebral.
3- náuseas e/ou vômitos: no pico da dor, a presença de náuseas e até de episódios de vômito é muito sugestivo de dor renal. Em geral o enjoo vem apenas no momento da dor. Outros órgãos podem dar dor com náuseas como vesícula biliar, estômago e intestino. Dor de coluna e de origem osteomuscular não costumam ser acompanhados de enjoo.
4- sinais e sintomas outros: é comum na cólica renal o escurecimento da urina, o aumento da frequência urinária, e até mesmo alguma ardência na micção.
Logicamente, se a dor vier acompanhada da eliminação na urina de uma pequena pedra, os sintomas provavelmente eram mesmo do cálculo rs. Estudando os 4 itens acima, você acredita que já teve realmente uma cólica renal? Deixe seu comentário…
Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais….
Se você está em busca de um urologista que preze por um atendimento humanizado, agende já uma consulta – Contato.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Quer receber informações atualizadas e úteis sobre Saúde e Urologia? Assine nossa newsletter para receber nossos artigos por e-mail…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Bexiga – Doenças e Tratamentos
- Cálculo Renal / Pedra nos RIns
- Câncer em Urologia
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos
- Próstata – Doenças e Tratamentos
- Rim – Doenças e Tratamentos
- Saúde Física, Mental e Produtividade
- Urologia Feminina
- Urologia Pediátrica
- Urologia Sexual, Fertilidade e Vasectomia