Como a HPB ou Hiperplasia Benigna da Próstata deve ser encarada pelo homem em 2021? Leia mais no nosso blog e agenda já uma consulta com o Dr. Giovanni Marchini.
A próstata é um órgão do pavimento pélvico masculino, comum aos aparelhos urinário e reprodutor. O aumento do volume da próstata é comumente reconhecido na população devido ao surgimento de sintomas urinários que interferem com a qualidade de vida masculina.
A próstata é uma glândula que está localizada logo abaixo da bexiga. A uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo, sai da bexiga e passa por seu interior.
A próstata merece atenção especial pois existem doenças importantes associadas a ela. Os homens precisam ficar atentos ao surgimento de doenças como a hiperplasia prostática benigna (HPB), a prostatite (infecção da glândula – caso queira ouvir sobre o tema em um episódio de podcast, clique aqui), e o próprio câncer de próstata (caso queira ler mais sobre este tema, clique aqui), por exemplo.
Próstata de tamanho aumentado pode significar câncer?
Na medida que o homem envelhece, é comum que o resultado dos exames urológicos mostre um aumento do tamanho da próstata, o que não necessariamente é indicativo de tumor. Esse aumento prostático é chamado de hiperplasia prostática benigna, e afeta cerca de 25% da população ao redor dos 50 anos, chegando a 90% após os 80 anos.
Os principais exames que avaliam a saúde da próstata são:
-Toque retal: como fica logo atrás do reto, é possível palpar a próstata num simples exame feito no próprio consultório, sob anestesia local. Ajuda a identificar aumento da glândula e nódulos suspeitos na mesma.
-PSA: uma coleta de sangue avalia a quantidade dessa molécula no organismo. Se estiver alta, é sinal de alarme. O urologista deve ser o responsável pela interpretação anual desse exame.
-Ultrassom: geralmente é realizado quando os dois exames anteriores apresentam irregularidades ou quando existe dúvida sobre o real tamanho da próstata.
-Biopsia: se existe suspeita de câncer, seja pela elevação do PSA ou por achado no toque retal, é solicitado um procedimento sob sedação para que pequenos fragmentos da glândula sejam coletados para uma análise mais aprofundada.
-Ressonância: nos últimos anos, a ressonância multiparamétrica surgiu como aliada em casos de dúvida diagnostica, ajudando a identificar possíveis áreas suspeitas dentro da próstata.
Dificuldade para urinar – obstrução por HPB
O crescimento anormal da próstata pode causar uma obstrução que impede a passagem da urina, e em casos mais graves pode ser necessária a descompressão imediata com uso de sonda vesical. Essa evolução em geral leva anos, mas em algumas situações pode ocorrer precocemente.
Embora na maioria dos casos o crescimento da próstata não provoque sintomas, em outros essa glândula pode comprimir a uretra e causar problemas para urinar, que incluem:
– Fluxo de urina fraco ou em gotas;
– Urgência para urinar, podendo haver incontinência esporádica;
– Sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada;
– Vontade mais frequente de urinar, principalmente de noite.
Quando a raspagem de próstata é indicada?
A necessidade de realizar a ressecção endoscópica da próstata (RTU-P) normalmente está relacionada com a hiperplasia prostática benigna (HPB).
Apesar da indicação mais frequentes ser por sintomas obstrutivos urinários, é comum o procedimento ser feito em homens com infecção urinária de repetição, sangramentos na urina recorrentes, ou dilatação da via urinária com piora da função dos rins.
A ressecção endoscópica da próstata, como o nome indica, é um procedimento que visa retirar fragmentos da próstata através da uretra por endoscopia e, portanto, sem cortes. Em geral, não há necessidade de anestesia geral, e na grande maioria dos casos ela pode ser realizada com anestesia raquidiana e sedação.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo e menos traumático que a cirurgia aberta, a RTU-P propicia menor tempo de hospitalização e recuperação do paciente com maior brevidade. É uma cirurgia que não oferece risco à potência sexual ou à continência urinária.
Se tem desejo de ler mais sobre o tema e sobre o uso do laser no tratamento da HPB, cliquei aqui para acessar nosso outro post.
➡ Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua saúde!
📌Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos