Conheça alguns dos sinais de pedras nos rins que não devem ser ignorados para saber quando é a hora de buscar ajuda de um urologista. Fique comigo e entenda mais sobre a urolitíase e seus sintomas.
Estar atento aos possíveis sinais de pedra nos rins é essencial para evitar consequências maiores, a começar pelas dores bastante intensas provocadas por crises de cálculo renal.
Se você acredita que pode sofrer com pedras nos rins, este conteúdo vai te ajudar a descobrir como perceber seus sinais no dia a dia e o que é preciso fazer após essa constatação.
Fique comigo abaixo.
Mas o que significa pedra nos rins?
Pedra nos rins (também chamada de cálculo renal) é o nome dado à doença que provoca o agrupamento de cristais nos rins. A concentração desses cristais forma os chamados cálculos, que causam fortes dores e desconforto no paciente.
A formação desses cristais ocorre devido à quantidade de elementos diversos presentes em nossa urina (exemplo: cálcio, oxalato, cistina, ácido úrico, entre outros). Quando essas moléculas estão em grande quantidade e há pouco líquido presente nos rins para dissolvê-las, os cristais acabam sendo formados.
Hoje em dia existem diferentes tipos de tratamento para o quadro, que geralmente envolvem procedimentos minimamente invasivos. Esse tipo de abordagem proporciona ao paciente um pós-operatório tranquilo, seguro e muito mais qualidade de vida com a retirada das pedras.
Portanto, não se preocupe se você identificar alguns dos sinais de pedra nos rins que eu destaquei abaixo!
Sinais de pedras nos rins que não devem ser ignorados
Para saber se você pode estar desenvolvendo um quadro de cálculo renal, há sinais de pedras nos rins que podem ser percebidos em seu cotidiano. Mas, para isso, é preciso estar atento ao próprio corpo.
1) Vontade de urinar frequentemente
Se você sente necessidade de urinar com frequência, mesmo sem ter alterado a sua rotina de hidratação, esse pode ser um sinal de pedra nos rins. Essa mudança na frequência urinária pode indicar uma alteração no trato urinário, como um cálculo que começou a se deslocar para a bexiga, mesmo que pequeno.
2) Presença de sangue na urina
Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.
Outra questão que pode causar a presença desse sangue é que, quando a pedra se desloca pelo canal da uretra, pode haver uma lesão na estrutura do trato urinário. Aqui, vemos dois indícios fortes da presença de pedras nos rins.
3) Febre, náuseas e vômitos
A febre é um dos sintomas mais preocupantes que pode indicar uma infecção associada às pedras nos rins. Já as náuseas e vômitos são uma resposta à agressão que a migração do cálculo renal provoca. É um sintoma bem típico.
4) Dor na região lombar que irradia para o abdômen e/ou genitais
Quando o cálculo começa a migrar do rim para a bexiga ou pela uretra ele provoca uma dor muito específica. Ela que tem início na região lombar, em apenas um dos lados do corpo, e tende a irradiar para a região inferior do abdômen. Portanto, se você tem sentido essa dor com frequência, fique atento. Ela ainda pode refletir no testículo no homem e nos lábios vaginais na mulher
5) Ardência ao urinar
Outro sinal de pedra nos rins é sentir uma ardência ao urinar. Essa dor sentida no momento da micção acontece quando há uma obstrução do trato urinário, causada pelo cálculo renal.
Aqui, é preciso cuidado, pois essa mesma ardência pode significar uma infecção urinária. De qualquer forma, ambos os casos devem ser analisados por um urologista. É por isso que a consulta periódica com esse profissional é essencial.
Todos esses sinais de pedras nos rins podem ser observados no dia a dia, entre as atividades que você realiza de maneira cotidiana. É preciso estar atento à sua saúde e não esperar que os sintomas se agravem para buscar ajuda médica especializada.
Contudo, é possível que um paciente esteja com pedra nos rins e fique assintomático. Isso acontece quando o cálculo está alojado no rim. Nesses casos o problema só é percebido após um exame de ultrassom ou tomografia. Aqui, destaco mais uma vez que manter as consultas com o urologista em dia faz toda a diferença.
Tenho sinais de pedra nos rins – O que fazer se eu estiver em crise renal?
A crise de cólica renal caracteriza-se por uma dor bastante intensa causada pela pedra nos rins e que costuma surgir subitamente. Essa dor é tão grande que pode levar o paciente a sofrer desmaios. Por isso é tão importante saber o que fazer quando ela aparecer.
Veja abaixo algumas orientações do que você pode fazer ou evitar durante uma crise de cólica renal:
– Interromper imediatamente a ingestão de água. A produção de urina leva ao aumento da pressão do sistema urinário já obstruído pelo cálculo;
– Procure ficar o máximo em repouso possível, pois movimentar o corpo intensifica a dor. Faça compressas de água morna para aliviar a dor;
– Se a dor e o incômodo forem intensos, busque atendimento médico imediatamente.
Saiba mais nesse artigo que escrevi sobre o assunto.
Sinais de pedra nos rins – Agende sua consulta com Dr. Giovanni Marchini
Gosto sempre de ressaltar que, apesar de causas parecidas, uma doença não possui um mesmo tratamento para todas as pessoas, pois isso varia de acordo com o histórico do paciente.
Portanto, é imprescindível consultar um urologista especializado e com vasta experiência em tratamentos de pedra nos rins para definir o melhor caminho a ser seguido. O mais importante é estar atento a esses sinais de pedras nos rins e, ao menor deles, procurar ajuda médica.
Ofereço aos meus pacientes as melhores alternativas de tratamento para o cálculo renal. Aplico técnicas modernas e minimamente invasivas aprimoradas em muitos anos de estudo e prática na área de Urologia. Agende a sua primeira consulta para discutirmos o seu caso e cuidarmos da sua saúde.
Clique aqui para acompanhar as novidades do meu blog com conteúdos diversos sobre a área de Urologia.
- Minipercutânea com laser de alta potência: A tecnologia que vem revolucionando o tratamento cirúrgico do cálculo renal
- Como tratar cálculo renal sem cortes ou incisões?
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]