Considerada o melhor tratamento para o câncer de próstata, a prostatectomia radical robótica é um procedimento moderno, minimamente invasivo e que possui um pós-operatório tranquilo para o paciente.
Um dos tipos de cirurgia robótica, a prostatectomia radical robótica é um dos principais avanços da Medicina nas últimas décadas. Disponível no Brasil desde 2008, essa nova modalidade de cirurgia revolucionou a forma de tratar algumas doenças.
A prostatectomia radical robótica é considerada um procedimento minimamente invasivo e uma alternativa moderna e segura para pacientes que precisam retirar um tumor da próstata.
Meu trabalho como urologista é pautado justamente pela busca por alternativas modernas e seguras que proporcionem, cada vez mais, facilidade aos meus pacientes. Sobretudo no que diz respeito a procedimentos cirúrgicos.
Eu preparei este conteúdo para te ajudar a entender como a prostatectomia radical robótica pode ser uma boa alternativa para pacientes que precisam remover a próstata como parte de seu tratamento.

Como é feita a prostatectomia radical robótica
A prostatectomia radical robótica é a melhor recomendação para alguns casos de câncer de próstata. Nesse procedimento o cirurgião remove a próstata e os tecidos ao seu redor, preservando ao máximo os nervos que passam próximos desse órgão.
Antes da cirurgia robótica, a cirurgia de remoção da próstata era uma operação aberta ou às vezes feita com laparoscopia pura. A prostatectomia robótica, portanto, vem para oferecer aos pacientes um procedimento minimamente invasivo e muito vantajoso em diversos aspectos.
Neste procedimento são feitas pequenas incisões no abdômen do paciente, através das quais o robô acessa o órgão a ser operado. O cirurgião comanda o robô o tempo todo e de forma precisa.

Benefícios da prostatectomia radical robótica
Os benefícios desse tipo de procedimento são muitos. Pacientes de qualquer idade se beneficiam quando o assunto é a preservação da função sexual e urinária. Já pacientes mais idosos se beneficiam ainda da segurança da cirurgia robótica, assim como do baixo risco de complicação e rápida recuperação.
Os homens com tumores avançados ou que apresentam metástase também se beneficiam das técnicas robóticas. Isso porque elas conseguem retirar somente a parte afetada pelo tumor metastático, preservando os órgãos adjacentes.
Durante a prostatectomia radical robótica, o cirurgião consegue ter uma visão ampliada da região que está sendo operada através de uma câmera 3D de alta definição.
Essa tecnologia permite, por exemplo, que o esfíncter (responsável por controlar a urina) e os nervos sacrais (responsáveis pela ereção) sejam preservados.
A precisão da tecnologia robótica que permite uma cirurgia e um pós-operatório muito tranquilos contribuem muito para o sucesso do procedimento.
Quando o paciente é bem orientado e segue as orientações do urologista rigorosamente, a micção volta ao normal em um período de até três meses após a realização da prostatectomia radical robótica, sendo que a imensa maioria recupera o controle total em poucos dias.
O que esperar do pós-operatório?
O pós-operatório da prostatectomia radical robótica é muito importante para o sucesso do procedimento e contribui para a plena recuperação ao paciente.
Para tanto, médico e paciente devem estar unidos de maneira que o primeiro trace um planejamento de recuperação seguro e o segundo, que o siga à risca.
Esse planejamento deve priorizar o conforto do paciente, mas só será bem sucedido com comprometimento por parte do paciente.
Após a realização da cirurgia, ele ficará hospitalizado por um ou dois dias, o que varia bastante de um caso a outro. Após a alta, ele irá para casa com uma sonda no canal da urina, que será retirada em um período de sete a quatorze dias.
Vale destacar também que, por ser uma cirurgia robótica, a prostatectomia radical robótica provoca menos dores e incômodos durante o pós-operatório, já que é minimamente invasiva.
Principais dúvidas após a prostatectomia radical robótica
Quando o assunto é o pós-operatório para tratar o câncer de próstata, os pacientes preocupam-se bastante com dois fatores: se ainda haverá capacidade para ereção e se haverá incontinência urinária.
A prostatectomia radical robótica é um procedimento moderno que visa preservar o controle da ereção e da micção. Bem diferente das cirurgias tradicionais, onde o risco de se deparar com esses problemas como efeitos colaterais é bastante possível.
Para além do pós-operatório controlado, a manutenção da capacidade do paciente de manter a ereção pode variar de acordo com alguns fatores como:
- Idade em que a cirurgia foi realizada;
- Condição de ereção antes do procedimento, e
- Fatores psicológicos.
A recuperação completa da ereção após a realização de uma prostatectomia radical robótica pode ocorrer em um período de dois meses até dois anos, sendo que a maioria já recupera a normalidade dentro de 1 a 3 meses.
Acompanhamento pós-cirúrgico
Para além do período do pós-operatório, que preocupa a maioria dos pacientes submetidos a uma prostatectomia radical robótica, é importante destacar que o câncer de próstata é uma doença séria que precisa de acompanhamento mesmo após a recuperação total do paciente. Para ser considerado curado, recomenda-se que o paciente seja acompanhado por um urologista regularmente, uma vez ao ano, durante os próximos 15 anos.
Prevenção do câncer de próstata com o Dr. Giovanni Marchini
O câncer de próstata é silencioso e pode ser agressivo, se descoberto tardiamente. Para prevenir essa doença, você deve começar a cuidar da sua saúde sem demora.
Se você já tem 40 anos (ou mais jovem, se houver casos desse tipo de câncer na sua família), a prevenção é necessária para evitar diagnósticos tardios.
Se você gostaria de começar a monitorar a saúde da sua próstata, entre em contato com minha equipe. Marque a sua primeira consulta comigo para que possamos, juntos, cuidar da sua saúde. Eu prezo sempre por uma medicina humanizada, moderna e minimamente invasiva.
Clique aqui para acompanhar as novidades do meu blog com conteúdos diversos sobre a área de Urologia.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
- Crescimento da próstata: o que isso pode indicar?
- Prevenir o câncer de próstata com alimentos é possível?
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
