Hoje vamos dar continuidade em nossa série de posts sobre como atacar problemas de nosso dia a dia de forma estruturada para obter resultados eficientes e mais que satisfatórios com o método 5W2H. Lembrando que no post 1 falamos sobre o diagrama de espinha de peixe e, no post 2, sobre o ciclo PDCA.
A ferramenta 5W2H serve para criar um plano de ação completo, estruturado, no qual são definidos diversos parâmetros a serem respeitados durante a execução desse plano. Logicamente, o plano de ação se baseia na situação ou problema a ser “atacado” e gosto de inserir o 5W2H dentro da fase P (plan) do ciclo PDCA.
Sem mais delongas, vamos ao significado do 5W2H. Mais uma vez, é uma sigla em inglês, que significa:
What = O Que
Why = Por Que
Where = Onde
When = Quando
Who = Quem
How = Como
How Much = Quanto Custa
Veja a imagem ilustrativa;
Temos sempre que considerar que o 5W2H está dentro do ciclo PDCA e não podemos nos esquecer que nessa fase de planejamento e depois na de ação, idealmente todas as áreas / setores / pessoas envolvidas (chamados de stakeholders) no processo a ser mudado ou ajustado devem participar. Ao usarmos a ferramenta 5W2H, conseguimos estruturar o plano de ação de forma a não esquecer nenhuma das partes ou setores envolvidos, melhoramos nosso planejamento temporal de prazos, e claro o financeiro. Isso diminui a chance do plano sair do rumo no meio de sua execução por entraves não previstos.
Na última imagem, seguindo o exemplo dos outros posts da avaliação e plano de ação para evitar atrasos no centro-cirúrgico, confeccionei uma planilha 5W2H mais completa, mesmo o exemplo não sendo complexo. Vejam como fica mais fácil de definir quem faz o que, onde faz, como faz, etc.
Bom, de forma bem simplificada (pois assim acho que fica mais fácil de aplicar no dia a dia), explicamos em 3 posts como usar as ferramentas para solução de problemas. Conhecer tais ferramentas já te diferencia das demais pessoas, não importa sua área de atuação. Na área da Saúde, quanto mais pessoas conhecerem tais instrumentos, melhor! Espero ter com o exemplo dado uma visão prática de como utilizar as ferramentas. Se gostou de nosso post, curta e compartilhe com amigos. Deixe seu comentário para trazer ainda mais valor.
Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais….
Se você está em busca de um urologista que preze por um atendimento ético e humanizado, agende já uma consulta comigo – Contato.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Quer receber informações atualizadas e úteis sobre Saúde e Urologia? Assine nossa newsletter para receber nossos artigos por e-mail…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Bexiga – Doenças e Tratamentos
- Cálculo Renal / Pedra nos RIns
- Câncer em Urologia
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos
- Próstata – Doenças e Tratamentos
- Rim – Doenças e Tratamentos
- Saúde Física, Mental e Produtividade
- Urologia Feminina
- Urologia Pediátrica
- Urologia Sexual, Fertilidade e Vasectomia