5 dicas essenciais para evitar o cálculo renal
5 dicas essenciais para evitar o cálculo renal
.
Beba muita água:
- Beber água dilui as substâncias na urina que formariam as pedras. É importante beber bastante líquido (cerca de oito copos ou mais) para produzir uma média de dois litros de urina por dia.
- Bebidas cítricas, como limonada e suco de laranja, também são agentes que bloqueiam a formação das pedras, graças ao citrato.
Obtenha o cálcio que você precisa:
- Pouco cálcio na dieta pode indiretamente elevar os níveis de oxalato na urina, aumentando o risco de pedras nos rins. Para evitar isso, é indicado ingerir uma quantidade de cálcio adequada à sua idade.
- O ideal é obter cálcio dos alimentos. O ideal seria 1g a 1,2g de cálcio por dia, juntamente com boas quantidades de vitamina D, que ajudam o corpo a absorver o cálcio.
.
Reduzir sódio:
- Uma dieta rica em sódio pode provocar pedras nos rins porque aumenta a quantidade de cálcio na urina. Assim, uma dieta com baixo teor de sódio é recomendada.
- As diretrizes atuais sugerem limitar a ingestão de sódio a 3g por dia nos formadores de cálculo renal. Ajuda ainda a controlar melhor problemas cardíacos e de pressão arterial.
.
Limite a proteína animal:
- Comer muita proteína animal, como carne vermelha, aves, ovos e frutos do mar aumenta o nível de ácido úrico e pode gerar pedras nos rins.
- Uma dieta rica em proteína também reduz os níveis de citrato, substância química na urina que ajuda a prevenir a formação de pedras.
- A dica é: evite excessos, proteína é sim importante. Só lembre-se de não descontar nos carboidratos.
.
Evitar alimentos causadores de pedras:
- Beterraba, chocolate, espinafre, chá e nozes são ricos em oxalato e fosfato, que podem contribuir para as pedras nos rins.
- É aconselhável evitar esses alimentos ou consumi-los em quantidades menores, principalmente se o nível de oxalato na urina foi dosado e veio alto.
.
➡ Quem já passou por isso, garante: os cálculos renais, conhecidos popularmente como pedras nos rins, rendem crises marcadas por dores intensas, praticamente insuportáveis, que começam na região lombar e se espalham para o abdômen.
.
➡ As causas da doença vão desde problemas genéticos e infecções urinárias até a alimentação. Entretanto, prevenir pedras nos rins não é tão complicado. A maioria dos cálculos ocorrem quando o cálcio está combinado com uma das duas substâncias: oxalato ou fósforo. Também podem se formar a partir de ácido úrico.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchin