Alimentação e Obesidade: impacto nos cálculos renais
Alimentação e Obesidade: impacto nos cálculos renais
.
➡ A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente. Estimativas apontam que, em menos de dez anos, 18% dos homens e 21% das mulheres estarão perigosamente acima do peso, e esse acúmulo de gordura pode causar irregularidades no principal órgão do sistema de purificação do organismo: os rins.
.
➡ Os indivíduos mais obesos têm uma maior probabilidade de ter a urina mais ácida, indicada por um pH urinário mais baixo. Isso pode ser o motivo de apresentarem uma maior prevalência de cálculos de ácido úrico e oxalato de cálcio. Isso é o que indicam os resultados de um estudo publicado na revista médica Kidney International.
.
➡ Pessoas com a urina mais ácida tinham um maior peso corpóreo, com isso, uma maior probabilidade teórica de formação de cálculos renais. O excesso de peso e a obesidade estão associados a alterações renais hemodinâmicas, estruturais e histológicas, além de alterações metabólicas e bioquímicas que podem levar à formação de cálculos renais e doenças renais.
.
➡ Como em tudo na vida, a prevenção é o melhor remédio para impedir o aparecimento de pedra nos rins. A forma mais simples de evitar o problema é ingerir a quantidade de água adequada diariamente, que permita ao menos dois litros de débito urinário em 24 horas.
.
➡ Uma alimentação saudável, pautada pelo consumo de produtos naturais, é a recomendado por especialistas. É necessário ter muito cuidado com o consumo exagerado de sódio e cálcio e com o uso desenfreado de anti-inflamatórios, os quais apenas o médico pode recomendar. Em obesos, a dieta com baixo índice de carboidrato parece ser a ideal na busca do peso ideal.
.
➡ Se você apresentar qualquer sintoma, ou mesmo se estiver bem acima do peso e sem sintomas, é muito importante consultar um urologista para aconselhamento sobre esse aspecto.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Sinais de pedra nos rins que você não deve ignorar
- A Prevenção de Cálculos Renais é Possível?
- Meus cálculos de rim podem ser dissolvidos – mito ou verdade?
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini