Cálculo Renal: dicas sobre o verão e o consumo de refrigerantes…
Você sabia que a incidência de cálculo renal aumenta no verão?
.
➡O verão é a estação favorita do brasileiro, mas fica o alerta para a alta incidência de pedras nos rins, 30% maior que em outros períodos do ano. Isso acontece pois há o aumento da transpiração, sem a hidratação adequada para compensar por essa perda excessiva de água corporal.
.
➡Manter o corpo hidratado é essencial para proteger a saúde dos rins, órgãos vitais para a filtragem do sangue e a eliminação de substâncias nocivas do corpo humano. Quando o nosso organismo não está hidratado, é mais fácil o aparecimento de cálculos renais.
.
➡O primeiro passo é beber muito líquido, o ideal é pelo menos 2,5 litros por dia, de preferência água, controlar o sal, e manter uma dieta equilibrada. Sucos de laranja e limão são boas fontes de citrato, o que impede a agregação dos cristais, mas atenção: estes sucos trazem o risco da ingesta aumentada de açúcares. Consulte seu urologista sobre esse assunto.
.
➡Evite consumir alimentos ricos em sódio, como por exemplo caldos e temperos prontos, refrigerantes, macarrão instantâneo, sucos artificiais, entre outros, e não abusar de proteínas – principalmente as carnes vermelhas, que aumentam a quantidade de ácido úrico e favorecem o surgimento das pedras nos rins, são outras dicas para quem quer ficar fora das estatísticas das pedras nos rins. Mas e os refrigerantes? veja a seguir…
.
Beber refrigerante em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins?
.
➡Consumir refrigerantes, ou outras bebidas adocicadas (como o ponche), pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim. De acordo com um estudo publicado no periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology, apesar da ingestão alta e diária de líquidos ser um importante aliado na prevenção das pedras, alguns tipos de bebida acabam facilitando o problema – e podem resultar em casos de reincidência.
.
➡O refrigerante é rico em açúcar e favorece o ganho de peso e o desenvolvimento/agravamento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.
.
➡E não é só isso! Boa parte dos refrigerantes têm em sua composição o ácido fosfórico, utilizado como acidulante nessas bebidas para realçar o paladar e conservar o líquido. O que muita gente não sabe é que essa substância tem a capacidade de prejudicar os rins, aumentando o risco de surgimento de cálculos renais.
.
➡Água sempre será a melhor bebida, mas quando for fazer outras opções prefira sucos naturais, especialmente os de frutas cítricas, que auxiliam na prevenção aos cálculos renais.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Sinais de pedra nos rins que você não deve ignorar
- A Prevenção de Cálculos Renais é Possível?
- Meus cálculos de rim podem ser dissolvidos – mito ou verdade?
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#refrigerante #pedrasnosrins #verão #cálculorenal #saúderenal #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado