Quem sofre com as dores e desconfortos das temidas pedras nos rins precisa estar ciente que a adoção de alguns hábitos e práticas na rotina pode ajudar na prevenção dos cálculos renais. E é pensando em te auxiliar nessa caminhada que eu produzi este novo conteúdo, com dicas que vão transformar a sua qualidade de vida e evitar as pedras nos rins.
A prevenção de cálculos renais é possível, mas requer uma construção de hábitos diários necessários para evitar problemas no futuro. Se você sofre com cólicas renais, cálculo renal ou foi diagnosticado com pedras nos rins recentemente, este conteúdo vai te ajudar a entender como se preparar para evitar essas condições que provocam tantas dores e desconfortos.
Para começar a sua jornada de prevenção de cálculos renais, vamos falar mais sobre o cálculo renal, entender como ele se forma e definir os caminhos possíveis para o seu tratamento.
Cálculo renal – O que é?
Cálculo renal são as massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da nossa urina. Eles também podem ser chamados de urolitíase e pedras nos rins. Por serem pedras, sua passagem pelo trato urinário pode ser bastante dolorosa, causando cólicas e desconfortos diversos. Por isso as práticas de prevenção de cálculos renais são tão importantes.
A formação desses cristais é decorrente de uma variedade de elementos diversos presentes em nosso sangue. Cálcio, oxalato, cistina, ácido úrico são alguns deles. Se há uma grande quantidade dessas moléculas e pouco líquido nos rins para dissolvê-las, os cristais acabam sendo formados. Daí a importância do consumo diário de água que os urologistas tanto defendem.
O sintoma mais comum do cálculo renal é justamente essa dor intensa. Ela normalmente é sentida no lado do abdômen e associada a náuseas. A boa notícia é que, atualmente, existem procedimentos minimamente invasivos para tratar os cálculos renais, como os que realizo em minha prática diária. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.
Prevenção de cálculos renais
A prevenção de cálculos renais pode ser feita através da adoção de boas práticas diárias do paciente em sua rotina. Evitando alguns tipos de alimentos, ingerir água ao longo do dia são algumas delas. Vamos às orientações que preparei?
Para começar o seu processo de prevenção de cálculos renais, é preciso seguir alguns passos:
1) Manter-se hidratado consumindo ao menos 2 a 3 litros de água por dia. Essa hidratação deve ser suficiente para que você consiga ter um débito urinário acima de 2 litros em 24 horas. O débito urinário é definido como a quantidade de urina produzida pelos rins em um período pré-definido. Relaciona-se seus valores diretamente com a função e perfusão renal. Outras questões influenciam o seu débito urinário. O padrão de seu intestino, a quantidade de água perdida no suor e que deixa de sair na urina. Além de seu metabolismo que usa água em toda reação química.
Observe a sua urina ao longo do dia. Este é um hábito bastante importante, pois a cor da urina nos revela a saúde dos nossos rins e a possibilidade da formação dos cristais. Portanto, a prática é simples, mas essencial para a prevenção de cálculos renais. Ela deve ter cor bem clara. Se estiver muito amarelada, significa que está muito concentrada. E isso representa um grande risco dos cristais se unirem e formarem as pedras.
2) Evitar o consumo excessivo de sal / sódio. Esse é o grande vilão da atualidade. Quem forma cálculos deve restringir a ingesta total a 3 gramas por dia, o que não é fácil. Mas por quê? Quanto mais sal comemos, mais sal e cálcio sai na urina. Seja ele o sal do saleiro ou o que já vem nos alimentos, que são hoje responsáveis por 60-70% do sal que ingerimos. Então economize no saleiro, e preste especial atenção aos alimentos que já vem com muito sal.
3) Manter o consumo de cálcio normal na alimentação, também evitando os excessos. Isso mesmo. E estudos evidenciam que se você comer pouco cálcio, por um mecanismo de nosso intestino, formamos mais pedras de rim de cálcio. Não caia nessa cilada ok?
4) Tomar sucos cítricos, como suco de limão, laranja, maracujá. Isso porque, se associados a hábitos saudáveis, o consumo dos sucos cítricos pode proteger o organismo da formação de pedras nos rins. Esses alimentos têm citrato, um elemento que, ao se juntar com o cálcio, é facilmente liberado pela urina. O citrato é o maior protetor contra os cálculos.
5) Focar na investigação das razões individuais pelas quais aquela pessoa forma pedras em seus rins, afinal, como gosto sempre de reforçar com meus pacientes e em meus conteúdos, cada pessoa é única e possui suas particularidades, que devem ser analisadas com atenção e cuidado. Isso permitirá determinar o tratamento mais adequado e a prevenção da formação de novas pedras.
Tratamento
Se você recebeu um diagnóstico de cólica renal ou pedra nos rins, não se preocupe: essa condição tem tratamento e, ao ser tratado, você poderá adotar as práticas citadas acima em sua rotina para evitar novos transtornos em sua saúde. Afinal, ela é o seu bem mais precioso.
Os rins são órgãos essenciais para diferentes processos do nosso organismo, como:
– Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal, como a uréia, creatinina e ácido úrico;
– Atuar como órgãos produtores de hormônios como a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos;
– Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, o que evita o aparecimento de edemas e o aumento da pressão arterial.
O tratamento para cálculo renal varia de paciente para paciente e é pautado de acordo com alguns fatores, como os sintomas apresentados, a quantidade de cálculos presentes nos rins, além do seu tamanho e localização. Entender o histórico do paciente e quais os hábitos que pratica em sua rotina também são passos muito importantes para determinar qual tratamento será seguido.
Apesar de ser um caminho possível, a prevenção de cálculos renais requer uma dedicação diária do paciente com a sua saúde. Apesar de no início parecer difícil, você vai se agradecer quando notar que as dores e desconfortos já não fazem mais parte da sua rotina.
Prevenção de Cálculos Renais com o Dr. Giovanni Marchini
Agora que você sabe como construir uma rotina de prevenção de cálculos renais, que tal agendar uma consulta comigo para que eu possa analisar o seu caso de perto e dar orientações adaptadas para você?
Tenho muitos anos de dedicação à pesquisa e à clínica na área de Urologia e sei o quanto os pacientes sofrem com as pedras nos rins. O meu maior interesse como médico especializado nessa área é em oferecer a todos aqueles que vêm até mim as melhores soluções para os seus casos, sempre buscando alternativas modernas e menos invasivas.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
- Tratamento dos cálculos renais sem cortes ou incisões
- Março de 2022: nossos episódios de Podcast sobre tratamento clínico e cirúrgico do cálculo renal
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.