Câncer de próstata: diagnóstico e tratamento
.
➡ O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros.
➡ Sua incidência é maior em homens com mais de 65 anos, por isso é considerado um câncer da terceira idade, apesar de poder atingir homens mais jovens.
.
Por que o exame de próstata precisa ser feito pelo reto?
➡ O exame de próstata, também chamado toque retal, tem como objetivo analisar a presença de alterações no formato e consistência da próstata.
➡ A avaliação das alterações precisa ser complementada a fim de definir se são compatíveis com hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer. Para auxiliar nesse processo, podem ser solicitados novos exames como a análise sanguínea do PSA, a medição do jato de urina e ultrassonografia da próstata, rins e vias urinárias, por exemplo.
➡ A maioria dos casos de câncer vai aumentar o PSA (exame de sangue), porém, uma parcela deles pode não alterar o exame de sangue e só ser perceptível através do toque retal. Mas por que esse exame tem que ser feito através do reto?
➡ Realizamos dessa forma por questões anatômicas, já que a próstata fica localizada logo à frente do reto. Assim, essa é a forma que melhor acessamos para realizar o exame, permitindo sentir caso haja alguma alteração de tamanho e consistência, além da presença de nódulos ou irregularidades.
Não deixe o preconceito te impedir de cuidar da saúde!
.
Como escolher o melhor tratamento para o câncer de próstata?
➡ O avanço da Medicina e da tecnologia permitiu o surgimento de técnicas inovadoras para tratar o câncer de próstata. Embora os tratamentos tradicionais, como a radioterapia e a hormonioterapia, ainda sejam amplamente realizados, a cirurgia para câncer de próstata tem despontado como um método revolucionário no tratamento da doença.
➡ As principais formas de tratar o câncer de próstata, discutindo indicações, pontos positivos e negativos de cada tipo de terapia, são:
- Vigilância ativa: a doença não é tratada de imediato, pois apresenta crescimento muito lento; indicada para casos selecionados (tumores Gleason 6, toque retal sem nódulo, PSA menor que 10).
- Radioterapia: indicada para doença localizada na próstata, com intenção curativa. Apresenta chance de cura média de aproximadamente 85%, sendo uma opção viável para pacientes com alto risco cirúrgico, Gleason 7 ou menor, e sem sintomas prostáticos.
- Cirurgia de Prostatectomia Radical (convencional, laparoscópica e robótica): também indicada para doença localizada na próstata, com intenção curativa. Apresenta chance de cura média de aproximadamente 90-95%. Destaque para a cirurgia robótica, que, além da alta chance de cura, proporciona uma maior taxa de preservação do controle urinário e da função sexual.
- Bloqueio hormonal (medicamentoso ou cirúrgico: orquiectomia): utilizado para doença disseminada no corpo, que já se espalhou para além da próstata, com intenção paliativa, visando o controle da doença.
.
O câncer de próstata e a hormonioterapia
➡ O tratamento é bastante complexo, passa por diversos estágios e pode contar com diferentes procedimentos. A hormonioterapia é um deles.
➡ A hormonioterapia ou terapia hormonal se propõe a reduzir o nível dos hormônios masculinos (androgênos) no corpo. Os principais androgênos são a testosterona e a diidrotestosterona (DHT).
➡ A hormonioterapia não cura o tumor, mas faz com que ele diminua de tamanho ou evolua mais lentamente. Ela pode ser adotada quando o câncer se espalha para outros órgãos ou no caso de recidiva, em pacientes que não podem fazer cirurgia ou radioterapia. Abaixo alguns slides para facilitar o entendimento:
➡ Se restou alguma dúvida sobre a hormonioterapia ou você necessita de tratamento para o câncer de próstata, agende uma consulta!
❓Você já realizou o seu check-up esse ano?
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.

Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- O Câncer de Próstata e as Lições do Novembro Azul
- Podcast: Câncer de próstata: uma live completa com tudo que você quer saber à respeito da próstata e suas doenças no contexto do Novembro Azul
- Podcast: Mitos e Verdades sobre a saúde do homem e a próstata: entrevista cedida por Dr. Giovanni Marchini neste Novembro Azul
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#novembroazul #câncerdepróstata #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado #medicinapreventiva #planejamento #vidaprofissional
#câncerdepróstata #próstata #cirurgiadapróstata #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado