o câncer de próstata em homens jovens é um tema bastante negligenciado por essa neoplasia ser uma doença que geralmente atinge homens mais velhos, especialmente acima dos 50 anos. Contudo, não há como afirmar que jovens são imunes a ela, o que faz com que a prevenção seja peça-chave para evitar a evolução da doença para um estágio avançado, o que comprometeria as chances de cura. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.
Apesar de representar a minoria dos casos, o câncer de próstata em homens jovens é uma realidade e esse grupo deve estar atento para evitar ser surpreendido pela doença. Ainda que a idade seja considerada um fator de risco, ela não pode ser fator determinante para definir quem vai ou não ser acometido por uma doença. Por conta disso, o segredo é sempre trabalhar a prevenção, que envolve, principalmente, o check-up da sua saúde como um todo. No caso do câncer de próstata em homens jovens, a consulta com um urologista tem esse papel.
Muito atrelado a homens mais velhos, o câncer que acomete a próstata ocorre nessa glândula do sistema reprodutor masculino. Assim como os demais cânceres, quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura do paciente.
Em minha clínica, incentivo que todos os homens, independentemente da idade, cuidem de perto e periodicamente de sua saúde urológica. Se você é um homem jovem, leia abaixo o conteúdo especial que preparei para conscientizá-lo sobre essa doença grave que pode comprometer a sua saúde. A próstata de homens jovens também merece cuidado e atenção.
Principais características do câncer de próstata
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Apesar de ser uma doença cujos casos afetam principalmente homens acima de 50 anos, a minha recomendação é que o cuidado com a saúde da próstata seja cultivado desde a juventude.
Seus principais fatores de risco são:
- Histórico familiar da doença;
- Fatores hormonais e ambientais;
- Hábitos alimentares nocivos, como dietas ricas em gorduras e pobres em verduras, vegetais e frutas;
- Sedentarismo, e
- Excesso de peso.
Em estágio inicial, assim como outros tipos de câncer, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e aí que está o perigo dessa doença. Ela evolui de maneira silenciosa. Isso aponta para a importância do acompanhamento periódico da saúde da próstata com um urologista especializado e que defende a necessidade de os homens cuidarem da sua saúde desde novos, ainda que isso seja um grande desafio para eles.
A consulta anual com o urologista, para a maioria dos homens, é um grande pesadelo. Isso porque nela é realizado o exame de toque retal, bastante temido e sob o qual paira um grande tabu. Clique aqui para saber mais sobre esse exame e trocar seus receios por conscientização.
Em estágio avançado, o câncer de próstata passa a manifestar alguns sintomas no corpo, como:
– Dificuldade para urinar;
– Hematúria (presença de sangue na urina);
– Sensação de não ter esvaziado a bexiga corretamente.
Em caso de qualquer um deles, procure por ajuda médica imediatamente.
Como devo me cuidar?
Aqui, destaco mais uma vez o problema em acreditar que uma doença como o câncer virá apenas com a idade. Todo cuidado é pouco e, quando falamos em qualidade de vida e longevidade, a prevenção é sempre a melhor escolha.
A prevenção inclui adotar novos hábitos, como a prática regular de atividades físicas, busca por uma dieta alimentar mais saudável. Além disso, é recomendável ter consultas periódicas com um urologista. Se o câncer de próstata em jovens é uma realidade, não há por que ignorá-la. O melhor a fazer é focar os seus esforços em evitar que a doença te atinja. E, caso você se veja enfrentando-a, que seja acompanhado por um profissional de qualidade e apoiado pelo melhor tratamento possível para o seu quadro.
O tratamento do câncer de próstata em homens jovens
O tratamento do câncer de próstata em homens jovens varia de acordo com o quadro clínico e histórico do paciente. Também levamos em consideração o tamanho e a classificação do tumor. Esse tratamento pode envolver a remoção da próstata (prostatectomia radical), radioterapia, hormonioterapia ou uso de medicamentos.
Sempre gosto de ressaltar que, apesar das características próprias da doença, cada caso é um caso e cada paciente é único. Assim eu trabalho junto com meus pacientes para escolhermos o melhor tratamento para seu caso específico. Hoje temos modernidade tecnológica suficiente para propor tratamentos minimamente invasivos como a cirurgia robótica. Estes preservam os benefícios oncológicos sem comprometer características importantes como o controle da urina e a vida sexual.
Faça a prevenção e o tratamento do câncer de próstata em homens jovens com o Dr. Giovanni Marchini
Se você é um homem jovem e está com suspeita ou foi diagnosticado com câncer de próstata, conte comigo para o seu tratamento. O mesmo vale para cuidar da saúde da próstata em homens jovens. Entre em contato com a minha equipe para marcar a sua primeira consulta e se dedicar aos cuidados com a sua saúde desde já.
O câncer de próstata em homens jovens é uma realidade, portanto, faça um acompanhamento periódico com um especialista. Evite a doença. Se ela ocorrer, trate precocemente e fique curado da enfermidade. Sua saúde é nosso objetivo.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
- Cirurgia Robótica do Câncer de Próstata
- Como tratar a próstata sem cirurgia
- Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB)
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.