Ao falar sobre cirurgia robótica, muitos pacientes torcem o nariz por acreditar que este é um procedimento feito exclusivamente por robôs. Recurso altamente tecnológico e que confere mais precisão aos médicos, esse tipo de cirurgia pode ser usada para casos de câncer de próstata. Saiba quais as principais vantagens neste novo conteúdo que preparei.
A cirurgia robótica para câncer de próstata é considerada uma grande revolução para o combate a essa doença, que, de acordo com o INCA, é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Homens com mais de 55 anos com excesso de peso ou obesidade estão mais propensos à doença. Outra questão para ficar em alerta é se o homem possui casos desse tipo de câncer na família. Isso aumenta significantemente o risco.
A boa notícia é que um procedimento tão tecnológico como a cirurgia robótica surgiu para garantir mais segurança ao paciente e mais precisão para o trabalho do cirurgião. Através dela, médicos têm obtido melhores resultados nos procedimentos de retirada da próstata.
Abaixo, vou ajudar vocês a entenderem melhor o conceito da cirurgia robótica, especialmente quando usada para tratar o câncer de próstata.
O que é cirurgia robótica
Sempre falo aos meus pacientes que a cirurgia robótica é a tecnologia trabalhando em prol da nossa saúde. Ao contrário do que a maioria pensa, a cirurgia robótica não é realizada por um robô de maneira independente, ele é apenas uma ferramenta que está ali para acompanhar e auxiliar o médico durante o procedimento.
Os robôs usados para esse tipo de cirurgia permitem que nós, profissionais, possamos chegar em lugares que nossas mãos, devido ao seu tamanho, não conseguiriam. Além disso, eles nos dão uma visão muito mais clara sobre o interior do paciente, o que nos auxilia a tomar melhores decisões. Isso porque a imagem é em 3D e com grande magnificação.
Cirurgia robótica para câncer de próstata – Como funciona
A cirurgia robótica para câncer de próstata é considerada a melhor opção para o tratamento dessa doença independente do seu estágio, não sendo indicada somente para pacientes em fase de metástase, que é quando o câncer já se espalhou por outras partes do corpo.
Ela é feita através de pequenas incisões (com cerca de 0,5 centímetros cada) na região abdominal do paciente. São nessas incisões que vão ser inseridos o que chamamos de braços robóticos. Esses braços possuem funções bastante específicas: três deles farão o transporte de instrumentos que serão utilizados ao longo do procedimento; já o braço restante é responsável por carregar uma microcâmera acoplada, que vai fornecer imagens tridimensionais e ampliadas do interior do paciente ao cirurgião.
Por serem pequenos, esses braços robóticos conseguem ter ampla movimentação e oferecer ao médico uma ótima visão do local que precisa ser operado, assim como do seu entorno. Essas imagens são transmitidas durante toda a cirurgia robótica através de um monitor, que é por onde o profissional controla os movimentos. É por isso que a cirurgia robótica não é feita exclusivamente por um robô: é o médico quem o controla através de suas mãos.
Agora vamos aos benefícios da cirurgia robótica
Se fizermos uma comparação da cirurgia robótica para câncer de próstata com a cirurgia aberta (a tradicional), veremos que a primeira proporciona mais segurança no momento da retirada cirúrgica da próstata. Isso acaba reduzindo potenciais riscos ao paciente e aumentando a eficácia na retirada do tumor presente na glândula.
Além disso, também podemos destacar como grandes benefícios da cirurgia robótica para o câncer de próstata:
– Melhor ergonomia ao cirurgião;
– Maior precisão dos movimentos cirúrgicos com melhor dissecção dos nervos e vasos responsáveis pela ereção e continência da urina;
– Incisões menores e, portanto, cicatrizes pequenas ou quase imperceptíveis;
– Visão em 3D, com alta definição e ampliação das imagens do paciente em até 20x;
– Menor sangramento durante a realização do procedimento.
Mas e o pós-operatório?
Essa é outra grande preocupação comum dos meus pacientes. Assim como grandes benefícios para o procedimento em si, a cirurgia robótica para câncer de próstata também oferece benefícios para o pós-operatório do paciente. Justamente por ser um procedimento minimamente invasivo, ela requer menos tempo de internação, oferece menos riscos de complicações, causa menos dores e desconfortos e exige um tempo menor de repouso.
Portanto, não há com o que se preocupar em relação às atividades da rotina, pois logo você poderá retornar para a sua vida normal. É claro que haverá um período de recuperação a ser respeitado – e as condições dele devem ser orientadas única e exclusivamente pelo seu médico. Mas ele é bem menor se comparado aos de cirurgias convencionais.
Saúde da próstata com o Dr. Giovanni Marchini
O câncer de próstata, como qualquer tipo de câncer, é uma doença que precisa ser tratada com cuidado o quanto antes. Isso aumenta as chances de cura do paciente, já que estão diretamente ligadas ao estágio da doença. Portanto, se você recebeu um diagnóstico de câncer de próstata ou acredita que possa estar com a doença, entre em contato agora mesmo com a minha equipe para agendar a sua consulta. A cirurgia robótica pode ser a alternativa que você está precisando.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
- Próstata – Doenças e Tratamentos
- O Câncer de Próstata e as Lições do Novembro Azul
- Fevereiro de 2022: nossos episódios de Podcast sobre Próstata e uma rotina matinal vencedora
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Minha eterna GRATIDÃO ao Dr. Giovanni e sua equipe. Profissional de excelência.
GRAÇAS À DEUS em primeiro lugar.
Nós que agradecemos!