O crescimento da próstata de um homem a partir dos 40 anos pode indicar que algo em sua saúde não vai bem. A melhor saída é procurar ajuda profissional, seja para evitar perda da qualidade de vida devido aos sintomas provocados pela condição, seja para diagnosticar em estágio inicial doenças mais graves, como o câncer de próstata.
O crescimento da próstata é uma condição normal do envelhecimento dos homens. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna. Apesar de não representar grande perigo para a saúde, o aumento da glândula deve ser acompanhado por um urologista. Isso porque pode causar dores e incômodos ao comprimir a uretra e até levar a complicações, como infecção urinária e insuficiência renal.
Alguns dos principais sintomas causados pelo crescimento da próstata que podem interferir na qualidade de vida dos homens são a dificuldade para urinar e a sensação constante de bexiga cheia. Portanto, se você é homem e tem mais de 40 anos, este conteúdo vai te ajudar a entender como lidar com esses problemas e cuidar da sua saúde de maneira preventiva.
Essa condição é mais comum em homens a partir dos 45-50 anos, mas é importante estar atento à saúde da sua próstata e cultivar idas periódicas ao urologista, não só por essa questão, mas para evitar demais problemas relacionados a essa glândula tão importante para o sistema reprodutivo masculino.
Sintomas do crescimento da próstata

Os principais sintomas causados pelo crescimento da próstata são:
- Dificuldade para urinar ou ardência durante o momento;
- Jato de urina fraco, em gotas, ou entrecortado;
- Vontade mais frequente de urinar, podendo até ocorrer incontinência urinária (especialmente durante a noite);
- Sensação constante de bexiga cheia, mesmo depois de urinar.
- Sangramento na urina ou episódios de infecção urinária.
Quando é identificada a hiperplasia prostática benigna, o tratamento só é iniciado se o paciente apresenta sintomas que interferem em sua qualidade de vida, ou se s exames revelam complicações da doença, pois nem todas as pessoas com HPB sentem desconfortos como os descritos acima. Aqui, vale destacar que os sintomas do crescimento da próstata são de progressão lenta e por isso muitas vezes são difíceis de se identificar.
Ressalto que esses sintomas nem sempre levam ao diagnóstico de HPB. O aumento da próstata pode significar outras coisas. Portanto, para identificar com exatidão o que está causando o crescimento da próstata e definir o tratamento mais adequado, o urologista deverá fazer uma avaliação extensa do problema. A avaliação inclui a investigação das queixas do paciente de forma minuciosa, exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como toque retal, ultrassom, exame de PSA e urofluxometria.
O que o paciente deve fazer se notar algum sintoma?

Se você tem notado os sintomas mencionados acima em sua rotina, é necessário procurar um urologista o quanto antes. É esse o profissional por te ajudar a obter o diagnóstico correto e conduzir o tratamento mais adequado para o seu caso. Isso vale para homens a partir dos 40 anos que desejam dedicar tempo à sua saúde e prevenir problemas em seu sistema reprodutivo ou para os acima de 50, que devem dar ainda mais atenção para isso.
O crescimento da próstata pode estar relacionado à hiperplasia prostática benigna, mas esse crescimento também pode indicar outros dois problemas que acometem essa glândula, daí a importância de sempre buscar ajuda médica especializada. São eles:
1) Prostatite
Prostatite é o nome dado para o inchaço e a inflamação da próstata. Além de dor e dificuldade para urinar, os sintomas também incluem febre e dores na virilha, área pélvica, pênis ou testículos. A doença pode surgir de maneira gradual ou de repente e, diferentemente da hiperplasia prostática benigna, ela é mais comum em homens jovens.
2) Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens. Para descobrir a doença em estágio inicial, quando as chances de cura são expressivamente maiores, é preciso realizar o exame da próstata pelo toque retal. O acompanhamento da saúde da próstata através desse exame é recomendado para homens a partir dos 50 anos. Para aqueles que possuem casos desse tipo de câncer na família, o cuidado deve iniciar antes: a partir dos 45 anos.
Agora que você sabe o que o crescimento da próstata pode indicar, fique atento no seu dia a dia para perceber os sinais e sintomas que o seu corpo dá de que algo não vai bem. Sua saúde deve ser a sua maior prioridade e o cuidado preventivo é sempre a melhor alternativa.
Leia também: Câncer de próstata em homens jovens
Investigue o crescimento da próstata com o Dr. Giovanni Marchini
Para evitar ou diagnosticas problemas da próstata precocemente, mantenha as consultas com o seu urologista em dia.
Tenho muitos anos de dedicação à pesquisa e à clínica na área da urologia. Com uma prática que preza pela prevenção das doenças urológicas e a realização de tratamentos modernos e minimamente invasivos. Busco sempre as melhores alternativas de tratamento para os meus pacientes.
Se você tem sentido qualquer um dos sintomas do crescimento da próstata, marque agora mesmo a sua primeira consulta clicando aqui.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
Acesse outros conteúdos sobre esse assunto:
- Doenças da próstata e a importância do diagnóstico precoce
- O Câncer de Próstata e as Lições do Novembro Azul
- Os cuidados com a próstata não podem esperar
- Como tratar a próstata sem cirurgia
- HoLEP para tratamento de HPB: Uma Novidade no Brasil
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
