Dicas para uma vida saudável: alimentação, exercícios, suplementos…
.
A Medicina da atualidade muitas vezes se baseia no diagnóstico de uma patologia e em seu tratamento. Este, na maior parte dos casos, é medicamentoso ou cirúrgico. Com o avanço da ciência e tecnologia, a cada ano surgem remédios e técnicas cirúrgicas mais avançadas e menos invasivas.
Entretanto, trata-se de uma Medicina reativa. A Medicina preventiva, tão importante para evitar o aparecimento de doenças, vem sendo deixada de lado, infelizmente.
Esse post trata exatamente da busca por uma vida de qualidade, uma vida saudável, não com o intuito apenas de tratar doenças, mas sim de impedir que elas aconteçam.
Equilíbrio é a chave do sucesso!
Como tudo na vida, equilíbrio é a chave do sucesso. Por isso que a alimentação, exercícios e saúde mental caminham lado a lado para uma vida saudável.
Os ditados populares fazem parte do nosso dia a dia, muitas vezes repetimos alguns exaustivamente sem mesmo saber qual é a sua origem, mas poucas vezes paramos para refletir o quanto de sabedoria e verdade existem neles. Um destes ditados que cabe bem nessa matéria é o “melhor prevenir do que remediar”.
Dicas gerais para manter a saúde em dia
➡ Separei 7 dicas para manter sua saúde em dia:
1) Não fume: O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias nocivas e está implicado com problemas cardiovasculares, diversos tipos de câncer e afecções pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras.
2) Não se automedique: o uso de algumas medicações ou substâncias, sem aconselhamento médico, pode levar ao prejuízo temporário ou até mesmo definitivo de sua saúde.
3) Pratique exercícios físicos: Exercícios físicos regulares, pelo menos 30 a 40 minutos 3x por semana, ajudam a perder ou pelo menos manter o peso, elevam a autoestima, evitam doenças, e melhoram o humor.
4) Tenha uma alimentação saudável: Produtos processados, como preparações congeladas, macarrão instantâneo, mistura para sopas e bolos, molhos e temperos prontos, ou ultraprocessados, carregam muito sal, açúcar e gorduras nocivas para o organismo. Se alimente melhor! Cima comida de verdade…
5) Beba água: Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Os especialistas preferem usar, como parâmetro, não quantidade de litros ou copos, mas um volume suficiente para deixar a urina amarelo-clara. Quanto mais clara e em maior quantidade a urina estiver, melhor! (mais neste link aqui)
6) Controle o estresse: Um dos fatores vitais nesse sentido é administrar bem o tempo, dividindo-o melhor entre atividades de trabalho, de lazer e da rotina em casa.
7) Durma bem: falta de sono altera o metabolismo e pode acabar resultando em sobrepeso e resistência à insulina, hormônio que coloca a energia para dentro das células, com consequente risco de evolução para o diabetes.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista