Com este conhecimento, melhore sua vida sexual!
Ejaculação precoce: causas e tratamentos. Com este conhecimento, melhore sua vida sexual!
Introdução
A ejaculação precoce ou prematura é a ocorrência persistente ou recorrente de ejaculação com estimulação sexual mínima, ocorrendo antes ou pouco tempo após a penetração e antes que a pessoa o deseje (geralmente inferior a 1 a 3 minutos).
Ou seja, trata-se de uma ejaculação que ocorre de uma forma “antecipada ou mais rápida” que o desejável pelo homem. E que compromete assim a satisfação dos envolvidos no ato sexual.
Estima-se que 1 em cada 3 homens tenham esse problema em algum momento da sua vida.
Etiologia – Origem
A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitos fatores podem estar relacionados com a presença desta manifestação.
A história das relações sexuais anteriores, o uso de medicamentos, o comportamento ansioso, e transtornos como depressão podem estar relacionados com a ejaculação precoce.
No entanto, as causas psicológicas têm um papel muito importante e estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento desta alteração e sempre deverão ser avaliadas e tratadas.
Fatores Predisponentes
Vários fatores biológicos podem contribuir para a ejaculação precoce, incluindo:
-Níveis hormonais anormais;
-Níveis anormais de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores;
-Inflamação e infecção da próstata ou uretra;
-Genética e condições hereditárias;
-Diabetes (pacientes com diabetes podem apresentar problema na sua vida sexual).
Investigação Diagnóstica
O médico indicado para avaliar e tratar a ejaculação rápida é o urologista. Está indicada a coleta de exames gerais, metabólicos e hormônios para investigação das patologias descritas no parágrafo anterior.
Apesar disso, nesta fase de avaliação inicial o médico urologista deve tentar entender a psicologia por trás daquela manifestação. Algumas perguntas são úteis como:
-A ejaculação rápida é algo novo?
-Houve mudança de parceiro(a) sexual?
-Como é a personalidade daquele paciente?
-Quais doenças ou tratamentos ele realiza?
-Há indícios de um distúrbio de ansiedade associado?
-Há sinais de problemas na vida daquele paciente que podem estar afetando a vida sexual?
Assim, o urologista que trata tal tipo de patologia deve se esforçar em entender a mente e a situação de vida atual daquele paciente a quem tem que ajudar
Tratamento de Ejaculação Precoce
O tratamento do distúrbio tem base em suas causas. De acordo com o descrito acima o médico faz sua hipótese. Entre os tratamentos disponíveis que podem ajudar no controle da ejaculação precoce, existe a terapia sexual, o uso de alguns medicamentos e psicoterapia.
Para alguns casos, a combinação desses tratamentos pode funcionar melhor, pois na maior parte dos homens a ejaculação precoce tem uma origem multifatorial.
Antidepressivos e ansiolíticos (ex: paroxítona) podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação. No entanto, esses medicamentos devem ser receitados por especialistas, como urologistas ou psiquiatras.
Conversar com um profissional de psicologia sobre o problema também pode ajudar. Algumas sessões de terapia podem ajudar o paciente a reduzir a ansiedade e a encontrar métodos eficientes de evitar o estresse e contornar problemas. Se esses fatores forem solucionados, a atividade sexual do paciente pode melhorar significativamente.
Por isso, a base do tratamento da ejaculação precoce está no apoio psicológico, medicação que age no cérebro onde ficam os núcleos de controle da ejaculação e medidas para reduzir a origem dos estímulos excitatórios no pênis.
O tratamento combinado UROLOGISTA + PSICÓLOGO é o que permite a melhor taxa de sucesso no combate à ejaculação precoce. Portanto, temos que ter consciência que não existe espaço para medos ou machismo ou preconceito aqui. O homem com ejaculação precoce pode ter 100% de sua vida sexual restabelecida se assimilar o benefício que tais profissionais podem lhe proporcionar.
Se você também quer ler algo sobre disfunção erétil, temos o texto que você procura.
➡ Ainda tem dúvidas? Deixe seus comentários, será um prazer responder.
➡ Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua saúde!
📌 Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos