
Urologia infantil – saiba mais…
.
➡ A estenose de JUP (junção uretero-piélica) é a malformação congênita obstrutiva mais comumente detectada na infância. Trata-se de um estreitamento na via urinária logo na saída do rim. Geralmente o diagnóstico é feito ainda durante o período pré-natal, através de ultrassonografia obstétrica, que pode mostrar uma dilatação no rim fetal acometido. Raramente afeta os dois lados ao mesmo tempo.
.
➡ As crianças com estenose da JUP podem não apresentar quaisquer sintomas ou ter dor lombar ou no abdome, tipicamente após a mamada ou alta ingesta hídrica. As infecções urinárias, geralmente com febre, também podem ser manifestação da doença. A avaliação do urologista é essencial, pois a estenose de JUP pode comprometer o funcionamento do rim.
.
➡ O tratamento da estenose de JUP poderá ser cirúrgico ou clínico, dependendo das características específicas de cada caso, dos resultados de exames bem específicos, sendo direcionado a partir da avaliação de diversos fatores, tais como: função renal, grau de dilatação e obstrução renal, e ocorrência de infecções urinárias de repetição.
.
➡O tratamento cirúrgico, quando indicado, é altamente eficaz, com mais de 95% de cura em mãos experientes. A cirurgia pode ser feita por via aberta em crianças menores de 6 meses, mas após essa idade o padrão é a cirurgia por vídeo ou robótica.
📌Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…

Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde