Hipospádia em crianças: quando e como corrigir?
Introdução
Você já ouviu falar em hipospádia? Então acompanhe as informações abaixo para saber se seu bebê precisa de ajuda urológica.
A hipospádia consiste em uma malformação genética nos meninos que se caracteriza pela abertura anormal da uretra em um local outro que não na ponta do pênis. A uretra é o canal por onde sai a urina, que comunica a bexiga com o meio externo, e por isso essa condição provoca a saída de urina pelo local errado.
Hipospádia é muito comum, aproximadamente 1 em cada 300 bebês nascem com esta malformação. Mas nem todo caso é igual
Tipos de Hipospádia
Existem diferentes tipos de hipospadia:
-Distal: é quando a abertura está em algum lugar próximo à cabeça do pênis; perto do local onde deveria ser mesmo.
-Peniana: quando a abertura surge ao longo do corpo do pênis; nem sempre os pais percebem esse tipo de cara.
-Proximal: quando a abertura do canal se encontra na área próxima ao escroto; observa-se o orifício de saída da urina no ângulo peno-escrotal.
-Perineal: muito raro, é quando a abertura da uretra se encontra perto do ânus, o que faz com que o pênis seja menos desenvolvido que o normal.
Origem da Hipospádia
Não existem motivos concretos explicando a razão do menino nascer com essa anomalia, pode se tratar de antecedentes familiares, pode ser também uma deficiência hormonal ou entre muitos outros fatores.
É interessante observar que essa condição, normalmente, vem acompanhada de outras alterações, como excesso do prepúcio, chamado de capuchão, curvatura peniana, transposição peno-escrotal entre outras.
Consequências
Além de comprometer a estética peniana, também interfere na função miccional e reprodutiva. Por isso, precisamos reposicionar o meato uretral no local correto, além de tratar das outras alterações que acompanham a hipospádia.
O tratamento da hipospádia é cirúrgico e visa reparar o local de abertura da uretra. Como geralmente vem acompanhada de outras alterações, como a curvatura peniana, muitas vezes corrigimos tudo no mesmo ato cirúrgico.
Quando corrigir a Hipospádia?
Qual a melhor idade para fazer a cirurgia da hipospádia? Em geral, recomendamos que se inicie esse processo (pois a depender do caso não é feita a correção em tempo único) aos 6 meses de vida. Isso por alguns motivos:
1. Os cuidados pós-operatório são mais fáceis para os pais e menos impactantes para o bebê (curativos, cuidados com sondas, posição para dormir, repouso, etc.). Este é um fator decisivo para o sucesso da cirurgia.
2. Nessa idade, o risco cirúrgico-anestésico é semelhante ao das crianças maiores.
3. As condições do tecido genital do bebê são mais favoráveis para a cirurgia.
4. Menor agressão psicológica da cirurgia na região genital quando comparada com aquelas realizadas em meninos com mais idade.
Como é feita a correção?
Durante a cirurgia, a abertura em local inadequado da uretra é fechada e uma nova saída é feita na ponta do pênis, melhorando a estética do genital e permitindo uma função sexual normal no futuro. Existem dezenas de técnicas descritas. Cada uma com suas indicações, riscos e benefícios.
Nem sempre a abordagem é em tempo único. Quando a hipospádia é distal ou peniana, a correção em tempo único pode ser realizada, a depender dos achados na cirurgia. Entretanto, se houver curvatura peniana, ao ser corrigida, a abertura original da uretra passa a ficar ainda mais longe da ponta do pênis, o que pode impossibilitar o tratamento com apenas uma cirurgia.
O segredo desse tipo de abordagem é ser feito por especialista, e com calma, expondo aos pais que o tratamento em dois ou três tempos muitas vezes tem melhor resultado estético e funcional, com menor índice de complicações, do que se for tentada correção em tempo único de forma precipitada
Se você notar que seu filho tem o meato uretral fora do lugar, ou que o pêncis se curva para baixo em momentos de ereção, procure um especialista para ajudá-lo.
➡ Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua saúde!
📌 Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos