O potencial impacto da covid19 na fertilidade masculina
Já se tem conhecimento de que a COVID-19 gera impactos em muitas áreas do corpo humano. No entanto, recentemente, um estudo publicado na revista científica Reproduction apontou a possibilidade de impacto da covid19 na fertilidade masculina.
O autor do estudo, Behzad Hajizadeh Maleki, doutorando da Justus Liebig-University da Alemanha, afirmou num comunicado à imprensa que esses efeitos tendem a melhorar com o tempo, mas “permaneceram significativa e anormalmente mais altos nos pacientes covid-19” que fizeram parte do estudo realizado.
Esse efeito da covid 19 na fertilidade masculina se assemelha ao que houve na epidemia de Sars na Ásia, em 2002. Após autópsia de pacientes que morreram de casos graves da doença, foi observada a presença do vírus nas células do sistema reprodutor masculino. Estudando mais a fundo, os cientistas descobriram que esse vírus entra nas células ao se ligar a proteínas presentes em grande quantidade no sistema reprodutor masculino (as proteínas ACE2 e TMPRSS2).
O Sars-Cov-2, vírus causador da COVID-19, tem esse mesmo mecanismo. Ele entra nas células do corpo humano ao se ligar a essas mesmas proteínas e chega aos testículos e epidídimo causando uma inflamação. Ou seja, a inflamação no epidídimo e testículos, ou orquiepididimite, causada pelo coronavírus, se dá pela reação do corpo humano ao tentar combater o vírus dentro das células do sistema reprodutor, já que o organismo direciona mais sangue e células de defesa para o local.
Um outro impacto da covid19 na fertilidade masculina está no fato de que os pacientes atingidos pelo vírus também apresentaram baixa na produção de testosterona. Uma das explicações é o fato do testículo, depois dos pulmões, ser um dos órgãos com mais receptores. O que facilita a ligação do vírus. Em consequência, a saúde sexual masculina fica mais afetada.
Por isso, é preciso haver atenção a qualquer mínimo sinal, a fim de realizar o diagnóstico precoce e tratar a doença. Isso porque danos sérios podem ser percebidos na saúde.
Para a COVID-19, vale manter as medidas de distanciamento social, higiene e uso de máscaras, que são fundamentais para evitar a disseminação do vírus.
Assim como todas as áreas da saúde, a urologia ainda tem muito o que se estudar sobre o potencial de impacto da covid19 na fertilidade masculina a longo prazo. Em caso de dúvidas ou surgimento de sintomas, procure um especialista. Isso é muito importante.
➡ Ainda tem dúvidas? Deixe seus comentários, será um prazer responder.
➡ Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje pela sua saúde!
📌 Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos