Vários são os fatores que podem causar cálculos renais. Essa doença é fortemente influenciada pelos hábitos que adotamos diariamente, portanto, descobrir suas possíveis causas é o primeiro passo para quem deseja evitar esse problema e viver com mais qualidade.
Poucas pessoas sabem, mas seu estilo de vida pode causar cálculos renais. O cálculo renal é uma doença ulteriormente causada pela saturação da urina. Quando muito concentrada, ela favorece o agrupamento de cristais que acabam formando o que chamamos de cálculo.
A formação desses cristais é decorrente de uma variedade de elementos diversos presentes em nosso sangue, como cálcio, oxalato, cistina e ácido úrico.
Também conhecida como ‘’pedra nos rins’’, conhecer os hábitos que temos e que podem causar cálculos renais é o primeiro passo para evitar as fortes dores e incômodos característicos dessa doença. Comportamentos da rotina que parecem inofensivos ou nocivos somente para outras questões de saúde podem estar provocando a formação dos seus cálculos.
Adotar hábitos de vida saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada e fazer atividade física regularmente, é peça-chave para evitar a formação de novos cálculos. Se você já sofre com esse problema, sabe o quão doloroso e incômodo isso pode ser para a sua qualidade de vida. Entenda melhor os fatores causadores.
Uma dieta ruim pode causar cálculos renais?

Como citado acima, a dieta é um dos fatores que pode causar cálculos renais, dependendo do que você costuma consumir diariamente em suas refeições. Uma dieta rica em proteínas e gorduras saturadas e pobre em frutas, vegetais e líquidos pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais, assim como consumir demasiadamente alimentos ricos em sódio (sal). O sódio provoca aumento na excreção urinária de cálcio, resultando no acúmulo de pequenos cristais nos rins que podem causar cálculos renais.
O sedentarismo também contribui para isso
O sedentarismo é outro fator que contribui para o desenvolvimento de cálculos renais, pois pode levar à retenção de líquidos e consequente aumento da concentração de sais e minerais nos rins, motivo pelo qual os cálculos se formam. Além disso favorece a obesidade, altamente associada aos cálculos.
O estresse crônico também pode aumentar o risco de cálculos renais
O estresse crônico também pode causar cálculos renais. Ele contribui para o seu desenvolvimento pois pode alterar o equilíbrio dos hormônios e das substâncias químicas no corpo, favorecendo a formação de cálculos.
Se essas questões fazem parte da sua vida atualmente, está na hora de rever seus hábitos e fazer mudanças na rotina.
Como adotar hábitos de vida saudáveis e prevenir o desenvolvimento de cálculos renais
Por serem pedras, a passagem dos cálculos renais pelo trato urinário pode ser bastante dolorosa, causando cólicas e desconfortos diversos. Em situações como essa, alguns pacientes acabam parando em hospitais, de tão fortes que são as dores. É por isso que as práticas de prevenção de cálculos renais são tão importantes.
Para te ajudar nessa missão, veja abaixo algumas dicas de como adotar um novo estilo de vida que possa parar de causar cálculos renais:
1) Para melhorar a dieta
Além de aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e evitar a gordura saturada e as proteínas em excesso, uma ótima dica é aumentar a ingestão de água diária e diminuir a ingestão de sódio, grande facilitador da formação dos cálculos nos seus rins. Quanto mais sal comemos, mais sal e cálcio sai na urina. Seja ele o sal do saleiro ou o que já vem nos alimentos.
Outra dica é tomar sucos cítricos (como suco de limão, laranja ou maracujá). Esses alimentos possuem citrato, elemento que, ao se juntar com o cálcio, é facilmente liberado pela urina.
2) Para tornar a atividade física um hábito
É desafiador vencer o sedentarismo e um erro bastante comum relacionado a isso está no fato de que as pessoas não buscam por atividades que tenham a ver com elas. Atualmente há inúmeras possibilidades de práticas e esportes, para todos os gostos, portanto, é possível que você encontre algo que te dê um pouco de prazer.
Outro ponto importante é que, se hoje você é um sedentário, não é em um mês que as coisas vão mudar radicalmente. Comece aos poucos, respeitando o seu ritmo, e procure manter constância para que haja evolução.
3) Para diminuir o estresse

Aqui, é importante destacar que a diminuição do estresse está diretamente ligada à prática de atividades físicas. Portanto, ao abandonar o sedentarismo, você estará ajudando não só a evitar a formação de novos cálculos renais, como também diminuindo seu nível de estresse, outro causador das pedras nos rins.
Outras maneiras de diminuir o estresse é respeitar os seus momentos de descanso, ter boas noites de sono e cultivar hobbies, que mantém a mente relaxada e nutrida do que te faz bem. Meditação pode ajudar muito!
Acho que tenho cálculo renal – O que devo fazer?
O primeiro passo ao achar que pode estar sofrendo com cálculos renais é agendar uam consulta com o urologista de sua confiança. O cálculo renal é uma doença que tem várias opções de tratamento e esse profissional poderá indicar o método mais adequado para o seu caso específico.
O tratamento adequado depende de diversos fatores, como: os sintomas apresentados, a quantidade de cálculos presentes nos rins, o tamanho das pedras e sua localização. Esses tratamentos vão desde o aumento da ingestão diária de água e uso de medicamentos a procedimentos cirúrgicos.
Atualmente existem diversos tipos de procedimentos para tratar os cálculos renais, muitos deles minimamente invasivos, ou seja, que não necessitam de incisão ou cortes, por exemplo, nem provocam grandes dores e desconfortos nos pacientes. Alguns dos principais são:
– Leco;
– Ureteroscopia flexivel;
– Nefrolitotripsia percutânea;
Saiba mais detalhes de cada um deles clicando aqui.
Agora que você sabe o que pode causar cálculos renais, chegou a hora de procurar um urologista.
Prevenção de cálculos renais com o Dr. Giovanni Marchini

Para determinar qual o tratamento ideal para o seu caso, é preciso consultar um urologista, especialista que vai diagnosticá-lo e orientar os próximos passos. Entender o histórico do paciente e quais os hábitos que pratica em sua rotina também são passos muito importantes, os quais levo à risca em meus atendimentos ao longo de todos esses anos de estudos e atuação na Medicina.
Apesar de ser um caminho possível, a prevenção de cálculos renais requer uma dedicação diária, portanto, é preciso entender o dia a dia do paciente e o quanto ele está disposto a sacrificar algumas ações diárias em prol de mais qualidade de vida.
Para marcar uma consulta e falar mais sobre isso, entre em contato com a minha equipe.
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Pedra nos rins é mais comum no verão
- Sinais de pedra nos rins que você não deve ignorar
- A Prevenção de Cálculos Renais é Possível?
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail