.
Neste post eu vou revisar de forma crítica e construtiva o que foi noticiado nas médias sobre o cálculo renal recentemente.
1)Em primeiro lugar, abaixo segue link para uma matéria sobre uma atriz que sofreu com cálculo renal recentemente. isso mostra que essa doença não deixa nenhuma profissão de lado. Preta Gil já vem sofrendo com isso também há semanas. Além disso, quando um famoso ou famosa apresentam tal quadro, o diagnóstico daquele problema ganha destaque na média e isso leva a população a ter mais acesso sobre informações do tema, o que seria o lado bom de tudo isso. Clique na imagem ou aqui.
.
2)Em segundo lugar, na parte de prevenção, mais uma vez uma pesquisa mostra que as frutas cítricas são vitais para evitar a formação de um cálculo renal. Além disso, o limão siciliano tem diversas outras vantagens e benefícios para sua saúde, como melhorar na absorção de ferro e na prevenção de outras doenças crônicas. veja a matéria na íntegra clicando na imagem ou aqui.
.
3)Ainda falando de risco, essa curta matéria alerta que o consumo excessivo de sal (sódio) pode ajudar no desenvolvimento de diversas doenças, inclusive do cálculo renal. Isso ocorre pois ao eliminar o sal na urina, o que nosso rim faz de forma constante para evitar que ele aumente no sangue, o rim é obrigado a jogar para a urina junto o cálcio, que aí sim formará as pedras. Apesar de curto achei importante colocar aqui pois hoje considero que o excesso de sal adicionado nos alimentos é o fator de risco de cálculo renal mais comum que vejo no consultório, junto com a ingesta insuficiente de líquidos. Leia mais aqui.
.
4)Aqui devemos ter cuidado! De maneira proposital, incluo esse artigo publicado no Globo. Ele trata do risco que bebidas industrializadas e refrigerantes podem ter na formação de cálculo renal. Infelizmente, acho que o título foi muito infeliz ao traduzir de forma literal sem crivo o que realmente estava sendo noticiado. Refrigerantes e outras bebidas industrializadas ricas em ácido fosfórico e sódio podem sim contribuir para a formação dos cálculos renais, mas a matéria dá a impressão que a água com gás gera o mesmo risco, e isso é uma inverdade. Inclusive, muito pelo contrário, a água com gás pura, sem aromatizantes ou corantes é uma forte aliada na prevenção das pedras de rim. Mesmo assim vale a leitura, clique Aqui.
.
Bom, agradeço a todos que permaneceram até aqui. Em meu blog tenho muitos e muitos artigos sobre prevenção e tratamento de pedras no rim. Não deixe de acessar. Cuide de sua saúde. podemos te ajudar com isso. Agende uma consulta e não deixe para amanha o que você pode fazer hoje pela sua saúde, de forma individualizada e particularizada.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchin