Todo mês de novembro acompanhamos os esforços de conscientização sobre os cuidados com a próstata e a prevenção do câncer de próstata. Embora o propósito da campanha seja nobre, a prevenção requer uma postura preventiva ativa por parte dos homens. Leia mais no artigo que eu preparei para o blog.
A campanha do Novembro Azul está chegando e, como acontece todo mês de novembro, muitos homens deixam o bigode crescer e ouvimos falar sobre os cuidados com a próstata em programas de rádio, televisão e nas redes sociais.
O propósito da campanha, que é um esforço mundial, é conscientizar a população sobre o câncer de próstata e estimular a prevenção da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Por isso, a campanha do Novembro Azul é também um alerta. Devido à alta incidência desse tipo de câncer, não se deve deixar os cuidados com a próstata para depois. O risco? Descobrir o problema quando já for muito tarde.
É por isso que, além de oferecer atendimento clínico de qualidade aos meus pacientes, eu me empenho no papel educacional da minha comunidade. Quanto mais acessível o conhecimento sobre os cuidados com essa glândula, maior o impacto positivo na saúde e na vida das pessoas.
Fique comigo e entenda porque os cuidados com a próstata são tão importantes.
Medo de ir ao urologista interfere nos cuidados com a próstata
É surpreendente, mas muitos homens não sabem o papel do urologista e tampouco entendem a importância do acompanhamento com esse profissional para a manutenção da saúde. Mas, pior do que isso, é alto o número de homens que sabem da importância de fazer consultas periódicas com o urologista mas não o fazem. Por medo de tratar a próstata.
Essa é uma das principais razões pelas quais os homens evitam enquanto podem a consulta com o urologista. Por vezes, evitam por tempo de mais e perdem a chance de detectar e cuidar do problema quando ele ainda está em estágio inicial.
O urologista é especialista nos cuidados com o sistema genital masculino e com o sistema urinário masculino e feminino. O papel desse especialista é portanto essencial na detecção dos problemas que acometem a próstata. Isso porque o exame de toque retal, realizado pelo urologista, é a única forma de se examinar fisicamente a próstata e identificar nódulos suspeitos nessa glândula.
Entretanto, o exame de toque retal NÃO é feito sempre, mas apenas quando há indicação para tanto. Mas esse não é o único motivo do medo de se consultar com o urologista. Na verdade, muitos homens adiam os cuidados com a próstata por medo de ficarem impotentes após um eventual tratamento.
Tratamento da próstata causa impotência?
Embora seja verdade que alguns tratamentos cirúrgicos da próstata possam levar à impotência, eu preciso fazer duas observações:
- O tratamento cirúrgico da hiperplasia benigna da próstata (HPB) possui baixíssima associação a problemas de ereção; e
- A remoção total da próstata nos casos de câncer de próstata pode levar a problemas de ereção, caso sejam utilizadas técnicas cirúrgicas tradicionais. Entretanto, com a cirurgia robótica (prostatectomia radical robótica) esse tipo de problema diminuiu muito.
Portanto, precisamos quebrar esse tabu e entender que o urologista é o maior aliado na prevenção dos problemas de próstata. Até porque, se o câncer for descoberto em fase avançada, por causa do medo de procurar um urologista, o tratamento passa a incluir medicamentos hormonais. Esses sim cortam a testosterona e a esfera sexual da vida é altamente comprometida.
Problemas de próstata também acometem homens jovens
A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos em cuidados com a próstata é o câncer. Por ser considerado um problema de homens mais velhos, muitos homens jovens acreditam que ainda não precisam se consultar com o urologista. Assim, negligenciam sintomas que podem indicar que algo não vai bem.
Como vimos, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens. E, embora tenha uma prevalência de 80% na faixa etária entre 70-80 anos, o câncer de próstata acomete percentual significativo dos homens na faixa etária entre os 30-40 anos.
Mas a próstata pode ser um problema na vida do homem, mesmo que não haja um câncer. E ainda que ele seja jovem.
Já a hiperplasia prostática benigna (HPB) que, como o próprio nome diz, é benigna, comumente acomete 10% dos homens a partir dos 60 anos e cerca de 90% acima dos 90 anos de idade.
E aqui cabe uma outra observação importante. Embora benigna, a hiperplasia prostática benigna precisa ser tratada para aliviar os sintomas clínicos da doença e corrigir complicações relacionadas à obstrução da próstata.
De naturezas distintas, tanto a doença benigna da próstata como o câncer de próstata se beneficiam do diagnóstico e tratamento o quanto antes para evitar consequências negativas. Para tanto, o acompanhamento periódico com o urologista é a melhor forma de identificar alterações no seu estágio inicial.
Cuidados com a próstata em homens jovens
Como vimos, um número relativamente alto de homens entre trinta e quarenta anos é diagnosticado com o câncer de próstata. Embora a idade seja um fator de risco para o surgimento da doença, ela não é determinante.
A crença de que o câncer de próstata é uma doença de homens velhos é um verdadeiro problema na detecção da doença em homens jovens. Estes geralmente não vêem necessidade em se consultarem com o urologista. Ou, evitam o quanto podem antes de precisarem se submeter ao malfadado exame de toque retal.
Mas o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa por não apresentar sintomas no estágio inicial. Se este homem não se consultar periodicamente com o urologista, quando os sintomas começarem a aparecer, a doença já estará num estágio mais avançado.
O câncer de próstata em homens jovens é mais comum entre aqueles que possuem histórico familiar da doença, alterações hormonais, excesso de peso e fatores comportamentais e ambientais.
A prevenção do câncer de próstata deve começar desde a juventude. A adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o acompanhamento periódico com o urologista são o primeiro passo.
Como eu digo sempre, o câncer de próstata é um problema crescente e não deve ser ignorado. O melhor a se fazer é se prevenir e adotar cuidados com a próstata, mediante orientação profissional.
Hábitos saudáveis para prevenir o câncer em homens
Especialistas do INCA e do Ministério da Saúde recomendam a adoção de hábitos saudáveis como medida mais eficaz para prevenir os tipos de câncer mais comuns entre os homens brasileiros (próstata, pulmão e intestino – excluindo o câncer de pele não melanoma).
Embora alguns casos possam ser mais agressivos, de modo geral o câncer de próstata tem uma taxa de mortalidade bem mais baixa do que os cânceres de pulmão e de intestino. Apesar disso, a detecção precoce é essencial para acompanhar e tratar a doença. Antes que ela possa trazer prejuízo maior para o paciente.
Os hábitos que contribuem para uma vida mais saudável incluem:
- Não fumar;
- Controlar o peso;
- Alimentação adequada;
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
- Praticar atividades físicas regularmente, e
- Utilizar ferramentas para controlar o estresse.
No que concerne à alimentação, posso sugerir algumas maneiras de prevenir o câncer de próstata como:
- Incluir alimentos ricos em licopeno como tomate, cenoura, vegetais verde escuro e castanhas, dentre outros;
- Reduzir o consumo de gorduras saturadas; e
- Diminuir o consumo de açúcar.
Saiba mais sobre o poder dos alimentos na prevenção do câncer de próstata no artigo Prevenir o câncer de próstata com alimentos é possível? que eu publiquei recentemente.
Cuidados com a próstata com o Dr. Giovanni Marchini
As doenças da próstata têm alta incidência e não devem ser negligenciadas. Silenciosas e de evolução lenta, o homem pode passar anos com a doença em desenvolvimento antes de buscar ajuda.
Ainda que tenha menos de 40 anos ou não haja casos desse tipo de câncer na sua família, a prevenção é sempre uma ótima escolha para evitar diagnósticos tardios. Isso ainda melhora as chances de recuperação.
Marque a sua primeira consulta comigo para que possamos, juntos, cuidar da sua saúde. Eu prezo sempre por uma medicina humanizada, moderna e minimamente invasiva.
Agendamento por WhatsApp: (11) 9 6649-1639.
Clique aqui para acompanhar as novidades do meu blog com conteúdos diversos sobre a área de Urologia.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
Acesse outros conteúdos sobre esse assunto:
- Doenças da próstata e a importância do diagnóstico precoce
- O Câncer de Próstata e as Lições do Novembro Azul
- Crescimento da próstata: O que isso pode indicar?
- Como tratar a próstata sem cirurgia
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.