Quem sofre de pedra nos rins e já teve uma crise de cólica renal na vida sabe que as dores são muito intensas e o quanto esse episódio pode atrapalhar a sua rotina. Para te ajudar a lidar com ela e saber o que fazer quando estiver passando por uma, preparei um novo conteúdo com dicas, incluindo a principal: a importância de consultar um urologista que possa te ajudar a eliminá-las de vez.
Pedra nos rins é uma das principais causadoras dos episódios de cólica renal. Uma crise de cólica renal provoca uma dor tão intensa na região inferior e lateral das costas que, em grande parte dos casos, os pacientes precisam se dirigir ao hospital imediatamente para saná-la. Contudo, para evitar todo esse sofrimento, é preciso saber o que fazer na hora de uma crise dessas. Mais do que isso, é necessário também tratar as causas da pedra nos rins, investindo em um tratamento que seja adequado para cada paciente.
Se você sofre com pedra nos rins, este conteúdo vai te ajudar a evitar as crises de cólica renal com algumas boas práticas para o dia a dia, além de te orientar a buscar uma ajuda especializada, tratando o problema em sua raiz.
Confira abaixo as minhas dicas.
O que fazer durante a crise de cólica renal?
A crise de cólica renal caracteriza-se por uma dor bastante intensa causada pela pedra do rim que está migrando ao ureter, e que costuma surgir subitamente. Essa dor é tão grande que pode levar o paciente a sofrer desmaios, por isso é tão importante saber o que fazer quando ela aparecer.
A primeira dica para evitar a crise é interromper imediatamente a ingestão de água. Pode parecer estranho, pois para o tratamento de pedra nos rins beber água é um hábito fundamental que evita a formação dos cálculos renais. Mas quando o assunto é o episódio da crise de cólica renal, a ingestão excessiva de água pode atrapalhar, pois a produção de urina leva ao aumento da pressão no sistema urinário, que está obstruído pelo cálculo, causando a piora do quadro.
Abaixo, mais orientações do que você pode fazer ou evitar durante uma crise de cólica renal:
– Procure ficar o máximo em repouso possível, pois movimentar o corpo intensifica a dor;
– Faça compressas de água morna para aliviar a dor; na região lombar;
– Se a dor e o incômodo forem intensos, busque atendimento médico imediatamente; de preferência em local com estrutura e equipe de Urologia de confiança;
– O mais importante de tudo: procure um profissional especializado para tratar a causa da presença de pedra nos rins, evitando que novos episódios de cólica renal surjam e interrompam a sua qualidade de vida;
– Na crise, se já tiver um urologista de confiança, não hesite em ligar, estamos acostumados com isso e faz parte de nosso trabalho dar suporte e orientação neste momento delicado.
O tratamento
Se a pedra nos rins é um problema com o qual você já não aguenta mais lidar, precisa conhecer todas as possibilidades de tratamento, pois pode ainda não ter tentado muitas delas. O trabalho de um urologista é justamente te orientar para a melhor alternativa possível de acordo com o seu histórico de saúde e com o auxílio de exames como a avaliação metabólica completa.
Como especialista na área de Urologia, dedico-me há muitos anos em buscar alternativas cada vez mais modernas e minimamente invasivas para os meus pacientes, levando mais qualidade de vida ao sanar os problema que ter pedra nos rins pode causar na vida das pessoas.
A cólica renal pode ser tratada de diferentes maneiras, a começar pelo uso de remédios via oral, que auxiliam nos casos mais simples. Já em casos mais graves pode ser necessária a realização de cirurgias para a retirada do cálculo renal e desobstrução da via urinária. Além disso, é imprescindível que todo paciente que sofre com cálculo renal adote novos hábitos de vida em sua rotina, como evitar alimentos que contém muito sódio e aumentar a ingestão de água diária.
A doença de pedra nos rins, se não tratada, pode causar graves problemas à saúde dos rins do paciente. Quando a pedra causa a obstrução do ureter e do rim, o paciente pode desenvolver um quadro de insuficiência renal ou infecção. Nestes casos, não só pode acontecer a redução da capacidade de filtração do rim, como em situações mais graves e prolongadas, resultar em uma perda irreversível da função renal. Portanto, não deixe a sua saúde para depois, pois as consequências são grandes.
Leia também: A prevenção de cálculos renais é possível?
Tratamento de pedra nos rins com o Dr. Giovanni Marchini
Ter pedra nos rins pode atrapalhar a sua vida de diferentes maneiras. O primeiro passo para eliminá-las da sua vida é se comprometer com a sua saúde. Marque a sua primeira consulta comigo para que eu possa analisar o seu quadro de perto e conduzi-lo através do melhor tratamento possível.
Se você deseja tratar cálculo renal e saber mais sobre esse procedimento, marque a sua primeira consulta agora mesmo através do WhatsApp: (11) 9 6649-1639.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o universo da Urologia? Clique aqui para ter acesso aos demais conteúdos do meu blog. É por lá que compartilho todo o meu conhecimento adquirido ao longo da minha carreira na Urologia.
Olá doutor sou paciente do hospital das clínicas mais moro no interior já estou a 4 anos pra uma cirurgia ano passado era pra ter feito mais por causa da pandemia foi cancelada minha cirurgia e a percuntanea por ter várias pedras grande e tbm tenho uma bactéria que já subiu no rim esquerdo saberia me dizer o valor de uma cirurgia dessa que tenho que estudar aqui pra pode pagar não tá dando pra esperar do SUS pois tenho infecção de urina de repetição agradeço se puder me responder
Ola realmente as cirurgias lá que já tinham imensa fila ficaram ainda mais demoradas com a pandemia e reforma no centro cirúrgico. Em relação a valores, por cima assim não temos como prever, teria que avaliar seu caso em detalhes para uma previsão mais assertiva. Fico à disposição. Att