Episódio 025 – Novembro Azul – Parte 2: Porque usamos a idade e não os sintomas no rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata
Nesta série de 3 episódios, explico sobre a importância do novembro azul. Discuto tudo sobre a saúde do homem, com foco nas doenças da próstata, e divido esse assunto em 3 partes para facilitar para quem está ouvindo.
. Na parte 1 (episódio 24), abordo o significado do novembro azul e alguns dados epidemiológicos, além de mitos envolvendo o câncer de próstata.
. Na parte 2 (episódio 25), explico o conceito de rastreamento e como é feita a prevenção do câncer de próstata.
. Na parte 3 (episódio 26), discuto sobre as opções de tratamento para a doença e seus potenciais benefícios e malefícios.
PARTE 1 – PORQUE USAMOS A IDADE E NÃO OS SINTOMAS NO RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
- O medo do diagnóstico. Por que ele existe?
Muitos homens têm medo do diagnóstico de câncer de próstata, feito através do toque, exame de sangue de PSA, e da biópsia de próstata. Ainda, existe o estigma que a cirurgia para tratamento poderia deixar sequelas. Mas isso mudou. A medicina tem evoluído para proporcionar aos pacientes tratamentos menos invasivos e cada vez mais eficazes. Com a cirurgia robótica e com novas medicações, nossos pacientes cada vez vencem o câncer com mais facilidade e menos consequências danosas ao seu organismo.
- Como surge o câncer de próstata?
O câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Se uma célula perde a capacidade de se auto exterminar, o que chamamos de apoptose, ela se replica de forma desordenada e surge o tumor. Quando há presença de câncer na próstata, a glândula endurece.
- Quando na vida aumenta a incidência de câncer e quem tem maior risco?
Dados americanos e internacionais evidenciam que a idade média ao diagnóstico é em torno de 66 anos. Mas estima-se que o câncer se iniciou mais de 5-15 anos previamente a esse diagnóstico. Enquanto asiáticos têm menor prevalência da doença, pessoas da raça negra apresentam maior prevalência e tumores mais agressivos. Por isso, as estratégias de prevenção são de rastrear homens com mais de 50 anos ou 45 anos se antecedente familiar + ou da raça negra.
- Quais exames são feitos no rastreamento e quando devo começar?
Como exposto acima, o rastreamento é ideal para homens com mais de 50 anos ou após os 45 anos se antecedente familiar + de câncer de próstata ou da raça negra. Fazemos:
-Toque retal
-Coleta no sangue de PSA.
-Se algum desses se mostrar suspeito, realizamos uma biópsia de próstata, hoje feita por via transretal.
-Ressonância multiparamétrica de próstata pode nos ajudar em algumas situações
- O rastreamento impede o câncer?
Não! A prevenção aqui é secundária. Ou seja, o rastreamento permite um diagnóstico precoce e tratamento com altas chances de cura. Isso foi discutido amplamente no episódio 14 do podcast (http://www.ourologista.com.br/podcast/episodio14/).
- Você sabe quais são os sintomas do câncer de próstata?
-A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
-Dificuldade de interromper o ato de urinar;
-Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
-Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
-Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
-Problemas em conseguir ou manter a ereção;
-Sangue na urina ou no esperma;
-Dor durante a passagem da urina;
-Dor quando ejacula;
-Dor nos testículos;
-Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.
- Esses sintomas são exclusivos do câncer de próstata?
Não! Inclusive, alguns deles são mais frequentes na doença benigna de próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna ou HPB. E mesmo na HPB, esses sintomas podem significar que a doença já comprometeu de forma irreversível outros órgãos.
- Os sintomas sempre existem quando o câncer surge?
Não, na fase inicial, o câncer de próstata não gera sintomas. E é nessa fase que o rastreamento funciona e oferece altas chances de cura. Em 95% dos casos de câncer de próstata com sintomas, o paciente se encontra em estágio avançado da doença, na qual não há mais chances de cura.
- 2 bons motivos que vão te convencer a não esperar por sintomas do câncer de próstata.
-Motivo 1 para não esperar pelos sintomas: não são exclusivos do câncer de próstata, podem ocorrer em outras doenças e condições do trato urinário e da próstata.
-Motivo 2 para não esperar pelos sintomas: ocorrem tarde demais! O tumor já pode ter se alastrado. A cura é possível na fase assintomática da doença.
- É importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. E assim procurar um urologista para tirar dúvidas, ser orientados e tratados. Mas é vital que realizem os exames de rastreamento pra que na eventualidade de um diagnóstico desse, possam ser curados sem sequelas.
- Ouça o episódio e aprenda mais!
- Deixe seus comentários e compartilhe se gostou!
Gostou deste episódio? Nos siga nas principais plataformas de Podcast e nos deixe uma resenha no Apple Podcast (clique aqui)
Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]