Episódio 038. Citrato de Potássio (LitocitR): um remédio mágico contra as pedras de rim?
Nosso Podcast – onde ouvir…
Você pode ouvir os episódios de nosso Podcast diretamente de nosso website ou então acessar nas mais diversas plataformas de Podcast:
Aqui você aprende ouvindo…
#38. Neste episódio, vamos desmistificar o real valor do citrato de potássio no tratamento dos cálculos renais. Medicamento muitas vezes oferecido como a cura mágica para as pedras de rim, apesar de realmente muito usado em nossa clínica urológica diária, deve ser indicado de forma precisa.
Abordamos:
➡ Todos os formadores de pedra de rim são candidatos a esse medicamento?
➡ Como distinguir quem realmente se beneficiaria do remédio?
➡ Citrato de potássio: quais as indicações precisas para seu uso?
➡ Quais as contra-indicações e principais efeitos colaterais?
➡ Cuidados durante seu uso, o que monitorar e observar
➡ Dosagem inicial e máxima
➡ Considerações finais sobre o tema
- Ouça o episódio e aprenda mais!
- Deixe seus comentários e compartilhe se gostou!
Gostou deste episódio? Nos siga nas principais plataformas de Podcast e nos deixe uma resenha no
Apple Podcast (clique aqui)
Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Ótimo vídeo. Estava comprando o citrato mas vi que o ph da urina está em 5,0 e não possuo ácido úrico. Assim sendo deixei que comprar. obrigado dr.
Olá Daniel.
Depende tudo da indicação do citrato. Qual foi o motivo que levou o médico a te prescrever? Converse com ele sobre isso, deve ficar claro pra ti.
Att
Maravilhoso!
Quero muito tratar com você! É possível?
Sofro muito.
Grande abraço,
Michelli
Claro, me passe seu contato e minha asistente lhe explica como funciona tudo
Obrigado
Minha filha toma esse medicamento citrato desde os 18 anos, hoje com 23 anos, mas parece que não melhora. Sempre com crise renal e expelindo pedra que algumas vezes precisa de intervenção cirúrgico, uso de cateter duplo J. Ao fazer exame para acompanhar, os resultados não mostra um aumento significativo, sempre baixo a absorção do citrato. Fico preocupada
Olá aula. Entendo a preocupação. Sugiro agendar com um especialista de verdade em cálculos e fico à disposição, atendo presencialmente e online.
Abraços
Bom dia Dr. Giovanni,
Sou Rogerio, seu colega médico do RJ. Achei fabulosa a sua página de informações sobre urologia. Na verdade, nunca havia visto algo assim tão completo, honesto e assertivo… Meus sinceros parabéns. Bem passando ao meu caso concreto, envio uma questão para o colega orientar. Trata-se de formação de cálculos de repetição – em 5 anos fui submetido a 4 ureterorrenolitotripsias, por cálculos de até 1,9 cm e o pior, numa delas, fiquei colonizado por Enterococcus faecalis. Então, estou na duvida se devo ou não usar o citrato de potássio, embora tenha ciencia de que preciso remover mais 3 cálculos, mas seria como prevenção para outros futuros, certo ? A dúvida é por conta dos exames realizados: ph urinário de 5.5 , acido citrico/24 horas 656mg, Calciúria de 24 Horas 407,2 mg/24h, calcio sanguineo 9,8 mg/dL, 25 OH Vitamina D 76,0 ng/mL, outros dentro dos parametro. O que o colega sugere que faça para evitar a formação de novos cálculos após a remoção cirurgica dos que já estão presentes ?
Olá Rogério, porque não agenda um atendimento online?
Att