Episódio 008 – Andropausa e reposição hormonal masculina com testosterona: cuide de sua saúde e fuja de ciladas
- Existe muita controvérsia sobre a andropausa e reposição hormonal com testosterona no homem. Neste episódio, aproveitamos o gancho do paciente Rodrigo para abordar o tema de forma bem ampla. Para isso, bato um papo com meu amigo e colega urologista Dr. Eduardo Miranda, especialista em andrologia. Abordamos aqui diversos detalhes e controvérsias.
- Testosterona e a Andropausa: definições, mitos e verdades. Aqui discutimos as definições e as particularidades do hormônio testosterona no homem.
- Os valores “normais” de testosterona e seus limites; abordamos as diferentes faixas de normalidade do hormônio nos diversos laboratórios, e como devemos interpretar os valores de acordo com a clínica.
- Falta de libido versus andropausa: como saber se estão relacionadas? Hoje a maior causa de diminuição do apetite sexual não é hormonal, mas sim psicogênica.
- A evolução da testosterona e da sexualidade com a idade no homem; é natural a queda do hormônio com o envelhecimento, cabe ao paciente e médico separarem o que é normal ou anormal em relação aos sintomas.
- Testosterona e seus receptores: simplificando a complexidade fisiológica; Dr Eduardo explica a teoria de saturação dos receptores de testosterona no corpo.
- Imediatismo no tratamento versus mudança para estilo de vida saudável; apesar de parecer mais fácil administrar uma medicação para tratar um problema, a mudança de estilo de vida para uma rotina saudável é a solução correta.
- Quais exames devem ser solicitados para avaliar o perfil hormonal na suspeita de andropausa? Delineamos o que é e o que não é necessário nessa fase da investigação da andropausa.
- Quais as indicações clássicas de reposição hormonal no homem? Perda do testículo, problemas da hipófise, etc…
- Quando deve ser reposta a testosterona na andropausa? Considerar nível no sangue + sintomas clínicos, nunca um ou outro isoladamente.
- Repor testosterona aumenta o risco de câncer de próstata? Não! Mito.
- O equívoco de uso de testosterona em casais com infertilidade; piora a fertilidade, não melhora, cuidado!
- A grande controvérsia: reposição hormonal masculina versus risco cardiovascular; há estudos que sugerem aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral, outros estudos sugerem uma diminuição do risco. Explicamos o motivo dessa discrepância.
- Qual a melhor forma de repor a testosterona? Injetável ou gel na pele, nunca via oral.
- Papel da Dehidroepiandrostenediona (DHEA) no metabolismo masculino; pequeno, não melhora a andropausa.
- Acredito que conseguimos com este episódio passar aos ouvintes uma visão bem completa sobre andropausa, reposição hormonal e como usar a testosterona, seus benefícios, riscos e particularidades.
- Caso você queira aprender mais sobre este tema, não deixe de interagir conosco e de acessar o site de nosso convidado –> site do Dr. Eduardo Miranda.
- Dr. Eduardo também está presente no Instagram –> Instagram Do Dr. Eduardo Miranda.
- Deixe seus comentários e compartilhe!
Gostou deste episódio? Nos siga nas principais plataformas de Podcast e nos deixe uma resenha no Apple Podcast (clique aqui)
Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]