Por que gestantes costumam ter pedra nos rins?
Por que gestantes costumam ter pedra nos rins?
.
➡ Uma em cada 1,5 mil gestações apresenta complicações renais que podem gerar as temidas pedras nos rins na grávida.
.
➡ Na gestação, o cálculo renal apresenta-se como uma doença com potencial razoável de complicação, tanto para a mãe quanto para o bebê. A dor abdominal relacionada a essa condição, bem como a infecção urinária, se apresentam como as causas mais comuns de internação da futura mãe.
.
➡ Especificamente durante a gestação, as mulheres têm alterações bem conhecidas no sistema urinário. Ocorre uma dilatação fisiológica nas vias urinárias de ambos os lados, mas mais pronunciada à direita, devido ao aumento do útero e elevação na produção de um hormônio chamado progesterona.
.
➡ Este processo pode levar à estase (represamento) de urina que predispõe maior agregação de cristais formadores das pedras.
.
➡ Feito diagnóstico de urolitíase, a preferência é sempre tratar de forma conservadora com analgesia e aguardar a eliminação espontânea da pedra, a fim de evitar cirurgias neste momento. Quando houver necessidade de intervenção, atualmente é realizada através de técnicas endourológicas que são seguras para a mãe e o bebê, com uso do laser.
.
Se deseja mais detalhes a fundo sobre o assunto, tenho praticamente uma aula em outro post de meu site, veja abaixo.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Sinais de pedra nos rins que você não deve ignorar
- A Prevenção de Cálculos Renais é Possível?
- Gravidez e Cálculo Renal – Tudo que você precisa saber
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado