Todo homem terá andropausa?
Todo homem terá andropausa?
.
➡ Para facilitar o entendimento, poderíamos dizer que a Andropausa seria o equivalente à menopausa no organismo masculino: momento em que ocorre uma considerável queda na produção hormonal dos homens. Entretanto, algo importante os diferencia: a menopausa é um processo normal do envelhecimento feminino. Já a Andropausa, ou Deficiência Androgênica Masculina do Envelhecimento (DAEM), é uma situação anormal no envelhecimento masculino.
.
➡ Nas mulheres, a menopausa simboliza o fim da vida reprodutiva, enquanto nos homens, mesmo com a queda da testosterona (hormônio sexual masculino), ainda existe possibilidade reprodutiva. O pico de testosterona no organismo masculino se dá na puberdade e entra em lento declínio a partir dos 30 anos de idade.
.
➡ Ao contrário da menopausa, que causa grandes desequilíbrios físicos e psicológicos nas mulheres, a andropausa tende a ser um processo silencioso, pois as alterações hormonais são mais brandas. Entretanto, alguns homens podem apresentar sintomas característicos da queda da testosterona, especialmente após os 50 anos de idade. Entre os sinais e sintomas dessa síndrome, estão:
– Diminuição do desejo sexual.
– Cansaço.
– Disfunção eréctil.
– Redução do tamanho dos testículos.
– Perda de massa e força muscular.
– Depressão.
– Alterações da memória e da concentração.
– Anemia.
– Aumento da gordura abdominal.
– Osteoporose.
– Insônia
– Perda de pêlos
.➡Muitos homens dão-se conta destes sinais e associam-nos a alterações normais que ocorrem com a idade, fazendo com que demorem a marcar uma primeira consulta com um especialista. Mas, se tem algum destes sintomas, apenas o médico poderá fazer um diagnóstico adequado e dissipar as nossas dúvidas, uma vez que há muitos mitos associados à andropausa. Por definição, a DAEM deve sempre se caracterizar por sintomas clínicos + níveis baixos de Testosterona Total. Um sem o outro não fecha o diagnóstico.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Andropausa: Saiba identificar os primeiros sinais
- Andropausa e reposição hormonal masculina com testosterona: cuide de sua saúde e fuja de ciladas
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado