Você está acostumado com a urina amarela, mas ela mudou de cor recentemente? Vários podem ser os motivos para essa mudança. Hoje eu te ajudo a entender o que pode ter provocado a mudança de cor da sua urina e quando você deve buscar a ajuda de um urologista de sua confiança.
Vamos esclarecer um primeiro ponto: urina amarela é normal, desde que seja amarelo claro. Geralmente, a variação do tom amarelo da urina é comum e está relacionada à quantidade de água em sua composição.
Já percebeu que a sua urina ficou mais escura após um longo período sem beber água? Pois é … quando não nos hidratamos adequadamente os nossos rins retêm água no corpo. Isso faz com que o tom da urina saia mais escuro. Por outro lado, você já deve ter notado que a urina fica bem clara, até transparente, quando você consome muita água.
Enquanto essas alterações são normais, certas colorações e aspectos podem significar alterações importantes. Isso pode estar relacionado à ingestão de certos alimentos, medicamentos e até a presença de doenças e/ou infecções.
Por esse motivo, conhecer os seus hábitos urinários e entender as variações da cor da urina é fundamental para manter sua saúde. Urina amarela é normal, mas desde que seja amarelo claro. A variação injustificada da cor da urina e sua permanência prolongada deve ser avaliado por um urologista para obter um diagnóstico e evitar complicações.
Por isso, hoje eu vou te explicar um pouco mais sobre o que provoca a mudança de cor da urina, com dicas práticas para preservar a sua saúde e dos seus rins. Ainda, você vai aprender quando é necessário buscar ajuda de um urologista de sua confiança para avaliar o seu quadro.
Urina amarela é normal
É de conhecimento comum que todos devem beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a hidratação do corpo. Fazendo isso, você terá urina amarela, com uma discreta variação de tom conforme a concentração de água variar.
Mas atenção. Esse não é um número exato, já que a sua necessidade individual depende de fatores como peso, idade, nível de atividade física e até condições climáticas da região em que você mora.
Um atleta competitivo e que treina várias horas por dia terá uma necessidade maior de hidratação do que uma pessoa que trabalha sentada por longos períodos. Da mesma forma, crianças e idosos, assim como pessoas que estejam com febre, vômito e diarreia precisam se hidratar mais.
Ainda, se você trabalha em local muito quente ou tem alguma predisposição a sudorese intensa (como na hiperhidrose), aqueles dois litros de água podem não ser suficientes para manter a urina clara. Nesses casos, aumente a ingesta de líquidos! E pergunte ao seu médico sobre a sua necessidade de hidratação diária.
Urina amarela e sua hidratação

Cerca de 95% da urina é composta de água. Os 5% restantes correspondem a ureia, ácido úrico, hidróxido de amônio e cloreto de sódio. Como subproduto da filtração do sangue pelos rins, a urina fornece indicadores importantes para a saúde. Assim como diversos outros processos no nosso organismo, o bom funcionamento dos rins depende da ingesta adequada de água.
Na ausência do uso de medicamentos, uma urina amarela de tom claro indica que a pessoa está bem hidratada. Isso é muito importante, pois permite que os rins exerçam a sua função de eliminar adequadamente as toxinas presentes no organismo.
Portanto, fique atento à sua hidratação e às características da sua urina. Ajuste o consumo de água quando houver alteração leve da coloração e busque ajuda de um urologista caso a alteração seja persistente.
O que significa a cor da urina
Como vimos, diversos fatores podem alterar a coloração da urina. O consumo de certos alimentos ou medicamentos, bem como a presença de infecção do trato urinário ou de doenças sistêmicas podem ocasionar essa mudança.
Vale notar que a mudança da cor da urina nem sempre é sinal de um problema sério, mas deve ser um sinal de alerta. Observe qualquer alteração no aspecto da sua urina. Especialmente quando o motivo é desconhecido e se a alteração persistir por mais de três dias. Nesse caso, busque ajuda do seu urologista de confiança para investigar possíveis sintomas e realizar exame de urina.
Urina transparente
É sinal de que você está se hidratando bastante. Embora não seja sempre um problema, o consumo excessivo de água pode causar um desequilíbrio dos eletrólitos e prejudicar o seu organismo. Reduza um pouco o consumo de água e, caso queria, converse com o seu médico para conhecer a sua necessidade de hidratação específica.
O excesso de álcool pode temporariamente fazer, por exemplo, com que seu corpo elimine urina em excesso pelos rins. Logo na sequência, entretanto, pela desidratação causada no corpo, a urina se torna concentrada.
Urina amarela de tom escuro
É normal que a primeira urina da manhã seja amarelo escuro, mas ao longo do dia pode ser um sinal de que você está desidratado. Aumente a ingesta de água e observe se a sua urina ficará mais clara. Do contrário, busque ajuda do urologista.
Urina laranja
Isso pode acontecer porque você ingere muitos alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão) ou pelo uso de certos medicamentos (Fenazopiridina ou Rifampicina). Entretanto, a urina de cor laranja pode ser sinal de desidratação e de doenças do fígado. Se você faz uso de medicamentos, converse com o seu médico sobre esse possível efeito colateral. Caso este não seja o seu caso, reduza o consumo de alimentos ricos em betacaroteno e observe sua urina pelos próximos dias. Na dúvida, agende uma consulta com o nutricionista para avaliar a sua dieta.
Urina rosa ou vermelha
Geralmente causada pela presença de sangue na urina, esse sintoma deve ser bem avaliado pelo seu urologista, já que pode estar relacionado a doenças mais importantes. Essa tonalidade também acontece quando há consumo excessivo de alimentos que contém corante vermelho, amora e beterraba. Além disso, medicamentos como Rifampicina, Pyridium e Fenazopiridina podem apresentar esse efeito colateral.
Urina azul
Geralmente relacionada ao uso de medicamentos como Indometacina, Triantereno, Amitriptilina, Metoclopramida e Viagra. Essa tonalidade também pode ocorrer pela ingestão do corante azul de metileno utilizado na realização de certos exames de diagnóstico. É comum desaparecer algumas horas após o uso do medicamento.
Urina verde
De causas semelhantes às da urina azul, a urina verde pode ainda estar relacionada ao consumo de certos alimentos como o aspargo e o alcaçuz preto. Infecção urinária por pseudomonas aeruginosa além do uso de medicamentos como Amitipritilina e Propofol podem ter esse efeito. Observar a frequência e, caso persista, busque ajuda do urologista.
Urina preta
Ou muito escura pode ser causada pela presença de sangue, por icterícia, alcaptonúria e, em raros casos, quando há melanoma com metástase no trato urinário. Ainda, diversos medicamentos podem tornar a urina muito escura ou preta, como a Cloroquina, Levodopa, nitrofurantoína, Metronidazol e Hidroquinona. Obrigatoriamente, procure ajuda médica nesses casos.
Além da cor da urina, outros aspectos devem ser observados no dia a dia, como:
- Odor forte; (sugere infecção ou hiperconcentração)
- Excesso de espuma (pode se tratar de uma condição chamada proteinúria, com ou sem relação com insuficiência renal; mas pode ser do produto de limpeza no vaso sanitário);
- Alteração no jato de urina (pode se tratar de estenose de uretra, hiperplasia prostática benigna, e outros problemas urológicos);
- Urina com aspecto leitoso (pode indicar a presença de pus ou infecção fúngica), dentre outros.
Na dúvida, agende uma consulta com o seu médico de confiança.
Urina amarela de tom claro é normal. Mas se você notar alterações, agende uma consulta com o Dr. Giovanni Marchini
Se você geralmente tem a urina amarela, mas notou alterações inexplicáveis ou persistentes, agende uma consulta com um especialista para obter um diagnóstico adequado. Embora não seja sempre o caso, algumas alterações urinárias podem representar problemas graves para a saúde, portanto esteja sempre atento.
Marque a sua primeira consulta comigo para que possamos, juntos, cuidar da sua qualidade de vida através de um acompanhamento da sua saúde no longo prazo. Eu priorizo uma abordagem humanizada, moderna e minimamente invasiva.
Clique aqui para acompanhar as novidades do meu blog com conteúdos diversos sobre a área de Urologia.
- A Prevenção de Cálculos Renais é Possível?
- Vida saudável: Dicas de alimentação, exercícios e suplementos
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.

Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]