Uso de anabolizantes na adolescência: um risco à saúde de nossos jovens.
Uso de anabolizantes na adolescência: um risco à saúde de nossos jovens.
.
Praticamente todo ano a cada 2 meses atendo um paciente com idade entre 20-30 anos com dificuldade para engravidar a esposa. Em geral são jovens que usaram hormônios por alguns meses ou anos com os amigos da academia ou rescrito por médico que cuida de beleza sem saber das reais consequências em potencial. A busca por um objetivo com rapidez e facilidade às vezes pode parecer o caminho mais fácil, mas não é.
.
A busca pelo corpo ideal está evidente na sociedade atual, a qual faz do corpo um objeto de possível modelagem. Diversas são as formas de se modelar, reparar, aumentar ou diminuir proporções, modificando a estética natural. Dentre os meios de se modelar está o uso de esteroides anabolizantes (EA).
.
O uso de anabolizantes tem aumentado em especial nos adolescentes, tornando-se uma questão de saúde pública, com importantes efeitos colaterais. O uso simultâneo de vários preparados esteróides (“stacking”) e a utilização de doses crescentes (“pyramiding”) conduzem à administração de doses 10 a 40 vezes maiores do que os usados em caso de indicação médica.
.
Os sinais suspeitos do uso são aumento rápido e marcante da massa muscular (especialmente do andar superior) associado a alterações do comportamento (agressividade, labilidade emocional, depressão, psicose), acne em tórax e pescoço, ginecomastia, calvície tipo masculina (também em meninas), diminuição do tamanho testicular. Em mulheres, pode ocorrer diminuição do volume mamário, hirsutismo, calvície e alargamento do clitóris. Outro dia atendi uma jovem de 32 anos com testosterona de 2mil no sangue, o dobro do valor masculino, sendo o limite normal da mulher 60. E ela se sentia ótima. infelizmente a alegria dura pouco, expliquei a ela.
.
Estas alterações podem levar ao risco de distúrbios cardiocirculatórios graves com trombose, AVC, infarto do miocárdio, disfunção hepática crônica e risco de impotência sexual e infertilidade. Ao analisar os efeitos dos EA e todos os riscos possíveis e seus supostos efeitos benéficos, pode-se concluir que o uso não clínico, ou seja, o uso sem necessidade, não vale à pena.
.
Se for usar hormônios, procure um médico da área, sério, que realmente considere a sua realidade, suas expectativas, e que coloque na mesa os reais riscos e benefícios desse tipo de intervenção. Medicina 3.0 é isso, sempre pesar riscos versus benefícios.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.
Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Infertilidade e a importância do Urologista para quem está com dificuldade em ter filhos
- Problemas de Ereção: Principais Causas e Tratamentos
- Todo homem terá andropausa?
- Diabetes e seu impacto na vida sexual do homem
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#frutascitricas #calculorenal #pedrasnosrins #urologista #cirurgiarobotica #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologista #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado #infertilidade #testosterona #hormonios