Vença seus medos e inseguranças de forma rápida com 3 dicas de como dar aquele salto de fé e mudar de nível já.

Você já teve vontade de começar a fazer algo novo e não fez por medo? Já deixou de mudar um hábito ou iniciar uma atividade pelo receio do insucesso? Pois aqui descrevo três maneiras de quebrar esse ciclo de ansiedade em relação ao incerto.
Poucos fatos assustam mais o ser humano do que o incerto. A ignorância sobre algo ou sobre as consequências futuras de um ato são os maiores motivos da desistência de iniciar esse ato em si. O status atual em que nos encontramos costuma ser chamado de zona de conforto.
E porque tem esse nome? Pois trata-se de uma situação ou fase de algum esfera da vida em que tudo está alinhado conforme nossos costumes. O modo de fazer nossas tarefas e encarar a realidade está satisfatório e não há urgência por uma mudança. Isso gera uma tranquilidade, uma calmaria. Pode parecer algo bom a princípio, e às vezes realmente é. Nem toda zona de conforto significa necessariamente estagnação.
Entretanto, permanecer na zona de conforto, na maioria das vezes significa sim a não evolução. A permanência em um modelo ou rotina de pensamento que nos impede de progredir, evoluir, melhorar. Isso vale para a esfera pessoal, financeira, laboral, familiar, e para a própria humanidade em si. O ser humano simplesmente não existe para ficar estagnado e as mudanças cada vez maiores e mais constantes provam, não há discussão.
Mas então como faço para mudar algo em minha vida e sair de minha zona de conforto? Devo fazer isso em todos os aspectos? Não existe uma resposta certa para todo mundo. Cada um deve rever sua própria existência e com senso crítico avaliar se em algum aspecto de sua vida cabe a busca pela mudança rumo à evolução. O que está ruim pode melhorar. E o que está bom pode ficar ótimo. Cabe a nós dar o passo rumo à transformação, que nem sempre é fácil.
E isso pode dizer respeito a pequenos atos imediatos – como comprar flores rotineiramente para o/a parceiro/a, começar a tocar algum instrumento musical, praticar determinado esporte – até mesmo para decisões maiores, como a mudança de emprego, um pedido de casamento, venda de um bem, ou revisão de uma relação familiar.
E após decidir que algo precisa de mudança, como posso facilitar essa minha decisão? Pois aqui vão três dicas que um dia me ajudaram muito e que uso até hoje. Existe fundamento científico e psicológico por trás dessas técnicas, mas a prática foi quem me mostrou que funciona de verdade:
1- Escreva em algum lugar a ação a ser realizada e de forma racional pontue tudo que pode dar errado a partir desse momento. Essa é a dica mais importante, pois transforma o desconhecido em conhecido e te prepara para o melhor ou o pior que ainda está por vir. Isso fortalece a segurança e o ajuda a dar o passo inicial. Exemplo: se você tem certeza que merece subir de cargo na empresa, mas não sabe como conversar com seu superior, escreva todos os pontos que ele pode levantar nessa conversa, e justifique sua requisição. Avalie como ele pode interpretar essa requisição e seus argumentos. O embasamento tirará o fator emocional da ponta e aumenta sua chance de sucesso.
2- Saiba o que esperar mesmo antes de fazer. Você pode se basear em exemplos de outras pessoas, mas deve saber que cada caso é um caso. Se for algo que você pode testar antes de finalmente dar o grande passo, teste você mesmo. Por exemplo: se você quer aprender outro idioma mas o acha muito difícil, antes de iniciar um curso longo e de alto valor monetário, você pode fazer um curso online rápido e pago por demanda. Assim saberá se realmente a nova empreitada terá valor e sucesso e sua decisão em relação ao curso mais longo não se baseia numa incerteza.
3- Comece de uma vez por todas e tire esse fardo de sua frente. De o famoso salto de fé em direção à mudança e com isso suba de nível. É a única forma de evoluir sem depender da atitude dos outros. Em alguma situações, mesmo após fazer as duas tarefas listadas anteriormente, pode ficar dúvida. Nesse caso, o melhor a se fazer é simplesmente tomar a atitude e finalmente buscar seu sonho, seu aprendizado, sua mudança, sua evolução. Às vezes temos que simplesmente ter fé e nós mesmos e pular bem alto.
E você, tem alguma tática especial para vencer seus medos? compartilhe conosco!
#vidademedico #Vencendoomedo #saltodefe #urologista #urousp #urologia #dicas #motivacao #fe
Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais…
Se você está em busca de um urologista que preze por um atendimento humanizado, agende já uma consulta – Contato.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Quer receber informações atualizadas e úteis sobre Saúde e Urologia? Assine nossa newsletter para receber nossos artigos por e-mail…

Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Bexiga – Doenças e Tratamentos
- Cálculo Renal / Pedra nos RIns
- Câncer em Urologia
- Novidades em Saúde
- Podcast – temas diversos
- Próstata – Doenças e Tratamentos
- Rim – Doenças e Tratamentos
- Saúde Física, Mental e Produtividade
- Urologia Feminina
- Urologia Pediátrica
- Urologia Sexual, Fertilidade e Vasectomia