Você sabe o que é cálculo renal e como evitá-lo? No blog de hoje o Dr. Giovanni Marchini esclarece as suas duvidas sobre esse problema.
Você sabe o que é cálculo renal?
➡ Os Cálculos Renais, também conhecidos como pedras no rins, são agregados de cristais de tamanhos variados que podem ser encontrados nos rins ou em outros órgãos do trato urinário.
➡ Os cálculos se formam dentro dos rins ou da bexiga. Surgem quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, oxalato e ácido úrico, ou mesmo quando há diminuição na quantidade de determinados fatores que poderiam impedir a aglomeração desses cristais, como o citrato e o magnésio.
➡ Além de provocar cólicas e dores intensas, podem prejudicar o funcionamento renal e comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
➡ Alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento do cálculo renal são: histórico familiar, adultos acima dos 40 anos, não beber água, obesidade, doenças do trato digestivo, infecções e outras doenças no trato urinário.
✅ O ideal, portanto, é ter atenção e cuidar bem de sua saúde a fim de evitar problemas futuros. Se gostou de aprender sobre os cálculos renais, compartilhe!
Conheça os 4 tipos de cálculo renal
➡ No texto anterior, falamos sobre o que é e como se forma o cálculo renal. Hoje, falaremos dos 4 tipos de cálculos mais comuns e as características de cada um.
🔹 Cálculos de cálcio: Estes cálculos são os mais comuns (80-90%). Os principais fatores envolvidos na sua formação são a ingestão excessiva de sódio e/ou de proteína de origem animal, e, claro, o baixo consumo de líquidos, que auxilia para que haja uma alta concentração dos minerais excretados por meio da urina. Destaca-se que não há correlação com o consumo de cálcio, o qual deve ser normal na sua dieta.
🔹 Cálculos de ácido úrico (5-10%): É mais comum em homens. Dentre as causas estão dietas ricas em proteína, obesidade ou fatores genéticos. Vale lembrar que bebidas alcoólicas, como a cerveja, possuem substâncias como a purina que provocam o aumento do ácido e também podem incentivar a elevação do ácido úrico urinário. A prevenção: levar uma vida mais saudável e sem excessos, incluindo alimentação balanceada e a ingestão adequada de líquidos (não alcoólicos).
🔹 Cálculos de estruvita / infecção (1-2%): Surgindo a partir de fosfato de amônio e magnésio, os cálculos de estruvita são causados por bactérias geradoras de infecção urinária de repetição. Ocorrem com mais frequência em mulheres. Apesar de menos frequentes, são cálculos considerados mais graves e com altíssima chance de recorrência. O tratamento consiste na erradicação completa dos cálculos, na hidratação intensa, e na correção de eventual déficit de substâncias protetoras como o citrato.
🔹 Cálculos de cistina (1%): Este tipo de cálculo raro é causado por conta da cistinúria, uma doença renal hereditária que leva ao excesso do aminoácido cistina na urina, que é insolúvel e precipita na urina, ocasionando a formação dos cristais. Para a prevenção, é indicado o correto diagnóstico por meio de exames específicos, e o monitoramento metabólico. O tratamento para evitar a formação e crescimento de cálculos consiste da hidratação elevada com objetivo de se alcançar mais de 3 litros de urina por dia.
✅ Como você viu, um tratamento é igual para todos os tipos: a água! Não esqueça de beber muita água todos os dias
Dicas para evitar pedras nos rins
➡ Dica 1: Beba bastante água: Essa é uma medida simples, mas que poucas pessoas conseguem colocar em prática. O ideal é beber de no mínimo 2 litros de água por dia, assim se evita a formação de cálculos renais. Busque uma urina sempre clara e em boa quantidade. É sinal de que a hidratação está adequada.
➡ Dica 2: Reduza o consumo de sódio: Essa é uma medida importante, pois o excesso de sódio aumenta a quantidade de cálcio na urina. O excesso de cálcio na urina facilita a formação de cálculos renais.
➡ Dica 3: Maneire no consumo de proteínas: O consumo em excesso de proteínas leva ao aumento da concentração urinária em três substâncias presente nos cálculos mais comuns: cálcio, oxalato e ácido úrico.
➡ Dica 4: Beba sucos cítricos: A ingestão de sucos cítricos, principalmente de laranja e limão, aumenta a quantidade de citrato na urina. Essa substância protege contra a formação de cálculos.
➡ Dica 5: Controle o peso: Pessoas com excesso de peso apresentam alterações urinárias que favorecem a formação do cálculo. As principais alterações são: aumento de ácido úrico, cálcio, oxalato e apresentam um pH urinário mais ácido.
📌Dúvidas? Entre em contato através do WhatsApp ou e-mail
Dr. Giovanni Marchini – CRM-SP 124.952
Gostou deste post? Compartilhe na rede social de sua preferência.
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Receba nossa newsletter para se manter atualizado em temas de Saúde…
Leia mais sobre outros temas interessantes…
- Curiosidades em Urologia
- Doenças e Tratamentos
- Motivacional e Produtividade
- Novidades em Saúde